5 mentiras que te contaram sobre vender na internet

De certo, o que você mais encontrou na internet nos últimos dois anos, foram pessoas oferecendo soluções milagrosas para vender na internet. De promessas extravagantes à fórmulas prontas, todo mundo tem uma receita para ser bem sucedido no e-commerce. 

Porém, o que não te contaram ainda, é que vender na internet é um desafio, independente da maturidade do seu negócio ou do nicho da sua empresa. Portanto, é22 muito fácil acreditar em propostas de retorno rápido e fácil nos momentos difíceis, mas estamos aqui para te mostrar que nem tudo é tão fácil como parece. 

Mentiras sobre vender na internet 

Você pode triplicar o seu faturamento ao vender na internet? Sim. Isso acontece do dia para a noite sem esforço, dedicação e estratégia? Não. O mercado digital exige a mesma carga de força que uma loja física e por mais que os resultados de outros empreendedores sejam tentadores, você não deve medir o seu negócio com a regra dos outros. 

Separamos para você, as mentiras mais populares que muitas pessoas espalham pela internet. Leia atentamente e perceba se já ouviu essas histórias em algum lugar:

Retorno rápido 

Independente da maturidade do seu negócio, os primeiros seis meses no digital são decisivos. É uma fase inteiramente de testes, você vai entender o que funciona ou não para o seu e-commerce. Dessa forma, é muito comum cometer erros e se perder um pouco, porém, entenda que faz parte do processo. Neste período, o faturamento tende a não ser tão alto, tudo vai depender da força que você vai dedicar à sua loja virtual.

É preciso ter preços baixos

Essa lógica não se aplica nem ao varejo físico. A competitividade sempre vai existir, independente do canal em que o seu negócio estiver. Tudo no e-commerce está interligado. Em outras palavras, se você trabalha para reforçar a sua marca no digital, investe em um bom processo de vendas e oferece uma boa experiência, a consequência são clientes fiéis, comprando de você independente do preço.

A precificação para vender na internet, não deve ser planejada com base nos valores dos seus concorrentes. Use bons preços de forma estratégica, trabalhe com ações sazonais  e ações de venda bem estruturadas.

Só o tráfego pago vai vender

O tráfego pode ser o vilão da história quando não é usado da forma correta. A verdade é que muitos lojistas novatos no digital, possuem uma visão superestimada da gestão de tráfego, mas não entendem que ele é apenas uma das engrenagens da grande roda do e-commerce. Se você não possui estratégias assertivas e uma boa estrutura na loja virtual, o tráfego será um ponto de fraqueza no seu e-commerce, sugando recursos e investimentos que seriam melhor aplicados em outras áreas.

Sem planejamento e estudo do seu negócio, você pode investir mais de cinco dígitos e não terá resultados. Antes de começar com os anúncios, faça uma análise minuciosa da sua loja. De nada vai adiantar gerar visitas mas não gerar vendas. Se a loja virtual não é atrativa em termos de estrutura, precificação e pós-vendas, os consumidores vão parar no meio do caminho para a compra, ou seja, o investimento para levá-lo ao seu site, passará a ser um gasto.

Plataformas são todas iguais

A plataforma do seu e-commerce, é um pilar essencial para manter o bom funcionamento do seu negócio. A princípio, podem parecer todas iguais, mas a diferença está na experiência que você pretende proporcionar aos seus clientes. Muitas plataformas podem parecer simples e funcionais no começo, mas à medida que sua loja virtual cresce e aumenta o tráfego de visitantes, ela pode apresentar problemas com a navegabilidade, por exemplo. 

Atualmente existem plataformas simples, intuitivas e com bom custo benefício no mercado. Ao escolher a ideal para você, avalie os seguintes fatores:

A Nuvemshop, por exemplo, é um canal planejado para lojistas de todos os nichos e maturidade. Possui fácil usabilidade e uma grande comunidade com conteúdos de aprendizado gratuito! Além disso, ela também é capaz de atender a grandes fluxos de visitantes sem apresentar problemas com a navegabilidade. Em outras palavras, é uma das melhores opções para organizar sua loja virtual! 

Não é possível ter loja física e online

É difícil, mas não impossível. Ao optar por um negócio híbrido, é necessário ter em mente que haverão duas empresas diferentes.  Você precisa separar o estoque, além dos custos e investimentos. Dessa forma, o e-commerce e o varejo físico, vão permanecer em harmonia e você poderá gerenciar os dois de forma mais ágil.

Vender na internet é um desafio, essa é a verdade

Todos os dias, a WeetHub conversa com diferentes lojistas dos mais variados nichos, desde e-commerces de moda à artigos de ferro fundido. Cada negócio possui suas particularidades e no final, você deve encontrar a sua própria verdade. Afinal, ninguém conhece melhor os seus desafios, obstáculos e objetivos, do que você. dessa forma 

Suas vendas online não vão acontecer sozinhas. É necessário se dedicar diariamente, como faz na sua loja física e isso vai exigir mais de você. Vai exigir mais noites de sono, vai exigir mais investimentos, vai exigir que você saia de uma zona confortável. Dar o primeiro passo de maneira correta, vai garantir que os frutos dos seus esforços sejam recompensados!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados