As principais tendências do e-commerce em 2023

Os últimos dois anos foram de reviravoltas para o mercado digital. A transição para o e-commerce até então, seria lenta e trabalhosa, porém, a pandemia e o fechamento do comércio expandiram os olhares dos varejistas e atualmente, vender na internet não será mais apenas uma opção. Se você decidiu começar agora, saiba que este canal é cheio de desafios para qualquer nicho. Sendo assim, analisamos quais serão as principais tendências do e-commerce em 2023 para você começar o seu negócio online a todo vapor!

Tendências do E-commerce para 2023

A internet não é mais um impedimento para o consumidor, muito pelo contrário: ela expandiu as opções de compra e o poder de escolha. Sendo assim, qualquer segmento de mercado pode construir uma história de sucesso no e-commerce. 

As tendências do e-commerce em 2023 no mercado, não são tão diferentes dos últimos anos, mas vale lembrar que o mercado digital não para, e o varejista precisa se reinventar com frequência. 

Confira abaixo, nossas apostas para este ano e como melhorar ainda mais sua performance em vendas.

Moda e Vestuário

Em constante crescimento desde o ano de 2021, o setor de moda é um dos mais populares entre os lojistas. Impulsionadas pelos top trends das redes sociais como Instagram e Tik Tok, por exemplo, diversos estilos e segmentos de vestuário ganharam destaque. 

Porém, há um sentimento coletivo de que, devido ao alto número de lojas abertas nos últimos anos, este nicho está “saturado”. 

Bom, depende do ponto de vista. Sem dúvidas, o setor de moda cresceu muito desde o começo da pandemia. Se antes as detentoras do poder de venda eram as grandes fast-fashion como C&A e Renner, hoje, pequenas e médias empreendedoras também constroem histórias de sucesso nesse meio.

Claro, aumentam as lojas aumenta a concorrência, esse é um movimento de mercado comum, acontecia no varejo físico e também vai acontecer no online. O fato é que o mercado está saturado para lojistas que se propõe a fazer mais do mesmo ou seguir o fluxo e fazer o que todos os outros estão fazendo. 

Uma das maravilhas do e-commerce é poder testar e se modernizar constantemente. Lojistas que não se movimentam para gerar valor para sua marca, estão estagnados, sem um rumo para seguir.

Em outra via, empreendedoras que constantemente se propõem a validar novos produtos, testar estratégias diferentes e se empenham gerar identidade com suas marcas, estão crescendo gradativamente. No mercado digital, tudo é sobre se renovar constantemente. O sucesso está ao alcance de todos, mas ele não vem fácil. 

Petshop

Vender produtos para pets, está diretamente ligado à autoridade e força da marca no mercado. Assim como o segmento de moda, existem grandes distribuidoras que alcançam todo o país, porém isso não é um impedimento para construir um negócio online de sucesso. 

O Brasil tem a terceira maior população de animais de estimação do mundo. Somente no primeiro trimestre de 2022, esse nicho chegou a uma alta de 12,6%, cerca de R$39,6 bilhões de reais.

Assim como em outros setores do varejo online, somente o produto não é suficiente para uma decisão de compra. Se você já possui um negócio físico e vai começar a vender online, trabalhe constantemente o reforço da sua marca, aproveite o engajamento das redes, participe de trends populares e se for um bom momento, feche boas parcerias de marketing

Nesse sentido, trabalhar bem a estrutura da loja virtual também é importante. O consumidor precisa entender todas as funcionalidades do seu produto, por isso, atenção ao cadastro na loja virtual, use bastante fotos, vídeos  e descrições assertivas. 

Fitness

O estilo de vida saudável é a principal tendência entre o público jovem atualmente. Impulsionados por bons resultados físicos, investir em bons produtos desse segmento é cada vez mais comum. 

O nicho Fitness não inclui apenas vestuário, mas também calçados, acessórios, equipamentos e afins. Esse segmento tem uma procura mais funcional do que emotiva. Sempre haverá o fator de desejo, de se sentir bem com aquele produto. Porém em um treino de crossfit por exemplo, o consumidor tende a prezar mais pela utilidade do que aparência. 

Nesse sentido, você deve trabalhar o reforço da sua marca em cima da funcionalidade dos seus produtos e como eles serão úteis para qualquer atividade física, seja ele um calçado ou uma garrafa de água. 

Casa e decoração

Investir no conforto e beleza do lar se tornou ainda mais comum durante a pandemia. Itens de decoração em geral, não possuem muitas sazonalidades de venda, então a solução é trabalhar para criar desejo. 

O lar é um local de refúgio e proteção, ou seja, qualquer período do ano é ideal para investir em novas decorações e reformas. As redes sociais são aliadas, assim como blogs e canais de vídeo também. 

Na loja virtual, fotos bem ambientadas e um cadastro bem descritivo serão as melhores aliadas. Trabalhe com o visual para que seu cliente enxergue aquele produto dentro da casa dele.

Fique de olho nas tendências para do E-commerce

O ano de 2023 será decisivo para o varejo online. O tempo de se preparar, testar e entender o mercado, já passou. Agora, já é possível elaborar o novo perfil de consumidor e como chegar até ele. Você já conhece as estratégias e os canais, basta manter o foco a partir de agora sem se preocupar com resultados alheios. Respeite o tempo do seu negócio e calcule seus passos a partir de agora, dessa forma, você vai construir uma história de sucesso sólida e duradoura!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados