6 simples passos para iniciar uma estratégia de marketing digital

A busca por estratégias de marketing digital que tragam bons resultados é um dos investimentos mais importantes de uma empresa. Afinal, por meio de projetos e ações bem executados seu negócio vai atrair a atenção do público e conquistar mais clientes e vendas.

Quer saber como iniciar seu plano e ter sucesso? Continue a leitura e descubra!

1. Tenha um planejamento anual

Para saber o melhor caminho a seguir, antes de tudo é preciso saber onde você quer chegar. De fato, estratégias precisam de tempo até apresentarem resultados. Tendo isso em mente, analise a situação atual (problemas, oportunidades, ameaças), estabeleça objetivos, métricas para avaliar e desenhe o caminho para alcançá-los nos próximos 12 meses.

Dica: seja realista no que deseja alcançar dentro do período estabelecido e evite frustrações.

2. Faça as perguntas certas

Para chegar às melhores estratégias de marketing digital é preciso obter as respostas exatas. Elas, por sua vez, são obtidas a partir das perguntas certas. Pense nos seus objetivos versus a situação atual, questionando:

Esses são apenas alguns exemplos de questões pertinentes para ajudá-lo a encontrar aquelas que se relacionam com a sua situação.

Dica: ao enxergar a realidade e decidir onde se quer chegar fica mais fácil visualizar os projetos e ações necessárias.

3. Estabeleça estratégias de marketing digital de acordo com o público e o mercado

Não adianta investir pesado no Instagram, se o seu público usa apenas o Facebook. Diante desse exemplo, é preciso marcar presença onde seu alvo está. Para tanto, busque inspiração na concorrência e elabore pesquisas para conhecer melhor os hábitos, desejos e necessidades de quem você deseja conquistar.

Dica: essas ações devem ser renovadas periodicamente. O público e o mercado mudam o tempo todo.

4. Acompanhe a execução do trabalho

Para saber se as estratégias de marketing digital estão dando certo e o que deve ser ajustado é preciso acompanhar a execução. Portanto, separe um tempo na agenda para analisar os relatórios de visitas, conversões e todas as métricas que você estabeleceu. Adicionalmente, não hesite em abandonar o desnecessário em prol dos objetivos a serem alcançados.

Dica: use os erros de ações passadas para melhorar o futuro. A estratégia só é perdida para quem não acompanha e busca crescer com a experiência.

5. Organize e priorize projetos e ações

Depois que o plano para estabelecer suas estratégias foi feito, dedique um tempo para avaliar as ações, projetos e ideias nele contidas. Isso ajuda a perceber se o orçamento e o pessoal serão suficientes para cumprir tudo com qualidade e dentro do prazo.

É também a partir desse estudo que você verá qual a melhor forma de organizar o plano durante o ano. Ao final, registre tudo para poder acompanhar depois.

Dica: priorize, avalie e organize seu planejamento e garanta menos estresse na execução.

6. Elabore um comunicado geral

Após a aprovação geral do plano, é hora de repassá-lo à empresa. É fundamental que todos entendam o funcionamento das estratégias de marketing digital. Seja claro e objetivo, tratando os colaboradores como se fossem clientes. Afinal, eles precisam também comprar a ideia para conseguir aplicá-la com sucesso dentro de suas funções.

Dica: estabeleça um canal de comunicação forte com os funcionários. Dê atenção às ideias, críticas e opiniões. Eles, assim como você, estão interessados em vender mais e melhor.

O que achou dos nossos passos para você começar suas estratégias de marketing digital? Esperamos que ajudem a alavancar o seu negócio! Para receber mais dicas e conteúdos como esse, assine nossa newsletter e fique sempre por dentro das nossas novidades.

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados