A Copa do Mundo é a sua segunda chance de ter uma Black Friday!

Já parou para pensar que a Copa do Mundo, mais do que um evento esportivo, é uma segunda chance para você alavancar suas vendas durante e depois da Black Friday?

A expectativa é tão grande entre os brasileiros para ter produtos relacionados à Seleção Brasileira, que trouxemos alguns dados da jornada de compra dos brasileiros que irão te animar a planejar algo para a Copa do Mundo. Veja:

73% dos entrevistados disseram que pretendem realizar alguma compra durante o campeonato. 

As principais categorias de produtos durante o evento esportivo são: 

Hora de colocar a camisa para a copa do mundo

A nossa famosa Amarelinha sempre tem lugar especial no guarda-roupa e essa foi a opinião da maioria dos entrevistados pela Opinion Box, que afirmaram o desejo de usar camisas do Brasil para assistir os jogos:

Tem uma Black Friday na Copa do Mundo!

A Copa do Mundo começou no dia 20 de novembro, com o primeiro jogo do Brasil no dia 24 de novembro. Já a Black Friday, será no dia 25 de novembro. Por que não unir Black Friday e Copa do Mundo? Segundo pesquisa realizada pela Globo, 72% das pessoas que pretendem comprar algo relacionado à Copa do Mundo também querem comprar na Black Friday.

Você pode usar as duas datas em conjunto para criar ações de venda em massa e potencializar dois eventos que, historicamente, geram bom engajamento e aumentam o fluxo de vendas. Quer fazer um gol de placa? Atenção ao checklist:

Coleções de produtos da Copa do Mundo

Como citamos acima, o consumidor está muito mais propício a gastar com itens temáticos nesse evento. Portanto, para o nicho de moda e acessórios, investir em coleções de produtos exclusivos para a Copa do Mundo, é uma ótima alternativa para movimentar o público. Lembre-se: além das clássicas camisas de time, também é interessante investir em outros modelos que levam as cores da bandeira para variar as opções. 

Brindes

Se o seu estoque de produtos da copa já acabou e não é possível conseguir reposição a tempo, calma! Você pode optar por brindes personalizados como chaveiros, copos ou canecas personalizados e oferecer como mimo com um valor mínimo de compra. 

Kits

Essa estratégia pode ajudar a dar saída principalmente com aqueles produtos que não performaram muito bem. Os kits de produtos ajudam a melhorar o ticket médio e custo de aquisição por cliente. Opte por montar combos promocionais da copa do mundo, para e-commerces do nicho de moda, é um bom momento para montar looks completos com outros produtos da sua loja virtual. 

Promoções

Se você não abre mão de participar da Black Friday com promoções e ofertas, é o momento oportuno para oferecer descontos em produtos da copa. Você pode optar por aplicar diretamente no produto ou criar uma categoria. Na segunda alternativa, ficará mais fácil direcionar os clientes para os produtos em oferta, tanto no orgânico quanto no tráfego, uma vez que estarão agrupados em um só local. 

Canais

É hora de reforçar os canais onde você tem mais força! O WhatsApp é um grande aliado do e-commerce, uma boa alternativa é trabalhar com listas de transmissão ou grupos exclusivos. Além de engajar bem o público, você garante novos contatos de possíveis clientes que possuem interesse direto nos seus produtos.

Reforço de marca

Antes de tudo, a Copa do Mundo é um momento de união no país. É uma ótima oportunidade para reforçar a conexão da marca com seu público e reforçar a recompra após as duas datas. 

A Copa do Mundo na Black Friday é uma oportunidade única para o seu negócio

O país se encontra em um cenário incomum: primeira Black Friday pós-pandemia, fim de eleições em meio a uma Copa do Mundo! Além disso, o clima de final de ano também é fator de persuasão para o consumidor. Essa é a data comercial que antecede o Natal e Ano Novo, a melhor oportunidade de liberar estoque, reforçar a marca e conquistar novos clientes. As táticas já estão definidas, agora é hora de ir pro aquecimento e levar mais um título de vendas!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados