Aprenda como converter leads em clientes em 3 passos
Um dos objetivos do marketing digital é converter visitantes em leads e, consequentemente, em clientes. Isso é feito através da troca de ofertas, de modo que é oferecido um material rico — ebooks, webinars, whitepapers etc. — em troca de informações dos visitantes.
Se sua empresa já dispõe de uma base de leads, mas não dá a devida atenção, provavelmente está perdendo a oportunidade de transformá-los em verdadeiros clientes.
Por isso, preparamos 3 passos que farão sua companhia converter leads em clientes.
Não deixe de conferir!
1. Qualifique a sua base de leads
O primeiro passo que deve ser levado em consideração é entender e qualificar bem os leads que sua empresa tem.
Basicamente, podemos separar os leads em 3 grupos:
- têm grande intenção de adquirir um produto/serviço da sua empresa;
- estão considerando comprar, por isso não estão prontos;
- têm interesse em seu conteúdo e não vão aproveitar bem o seu produto.
Muita das vezes, um lead está na categoria de MQL (Marketing Qualified Lead ou Lead Qualificado por Marketing), mas não está qualificado para as vendas.
O ideal é que o lead se torne um SQL (Sales Qualified Lead ou Lead Qualificado por Vendas), que, na prática, é um MQL que realmente demonstrou interesse em algum produto/serviço da empresa.
Entender em qual estágio está o seu lead fará com que sua empresa direcione melhor os seus esforços.
2. Automatize a nutrição dos leads
Com o passar do tempo, você perceberá que sua base de leads aumentará e, com isso, enviar e-mails manualmente se torna algo impraticável.
A automação de marketing oferecerá, por meio da qualificação, a melhor solução para determinada fase da jornada em que o potencial cliente está.
Existem vários softwares — pagos e gratuitos — que oferecem esse tipo de solução para sua empresa. Basicamente, com eles, você programará o envio de e-mails marketing com conteúdos relevantes para a sua audiência.
Com isso, a facilidade que a automação traz para a sua empresa fará com que sua equipe tenha mais tempo para planejar os futuros passos que serão dados.
3. Acompanhe a evolução dos leads
Sua estratégia não funcionará se não for dada a devida atenção à sua base de e-mails.
Com isso, mesmo uma boa nutrição poderá ser desperdiçada se não tiver o devido acompanhamento.
Um exemplo prático trata dos leads que podem evoluir no funil de vendas — topo, meio e fundo — por meio do interesse em materiais da sua empresa, mas que acabam não enxergando a utilidade do seu produto/serviço.
Por isso, defina qual é o perfil aproximado do seu cliente ideal. Isso fará com que, em suas estratégias, sejam definidos quais dados devem ser adquiridos e quais materiais oferecer para alcançar esse objetivo.
A jornada de um usuário dentro de estratégia de marketing digital pode variar de empresa para empresa.
Os leads devem ser tratados como um bem valioso para sua companhia e não como apenas números em sua base de e-mails.
Converter leads em clientes é um trabalho que precisa ser feito com muita atenção e exige esforços da sua empresa para o alcance deste grande objetivo: vender e satisfazer os seus clientes.
Gostou do nosso artigo? Além dos 3 passos fundamentais para a conversão, confira como os pop-ups podem gerar mais leads.