Aprenda os 4 pilares para um E-commerce de Sucesso

Imagine o seguinte cenário: você começou a vender pelo Instagram e WhatsApp durante a pandemia e a estratégia ocorreu melhor que o esperado. Hoje, grande parcela dos seus clientes está no online, mas você está com dificuldade de estruturar o seu processo e aprender de fato, como vender na internet. Parece familiar? 

O fechamento do comércio nos últimos dois anos, foi a virada de chave para muitos negócios. Apesar de ser uma consequência do mercado, o bom desempenho em vendas online pode ser desafiador, principalmente quando o lojista não conhece os pilares para um e-commerce de sucesso. 

Neste artigo, você vai entender os principais fatores que contribuem para um e-commerce de alta performance e como cada um deles influencia no seu processo de vendas. 

Os 4 principais pilares para vender na internet 

Nos últimos anos, certamente você se deparou com diversos artigos, podcasts e conteúdos relacionados a e-commerce e o varejo online. Não existe apenas um método para vender online e você pode conquistar ótimos resultados com diferentes estratégias. Porém, quatro fatores em especial são os pilares para começar sua loja online com uma boa estrutura. São eles: uma boa plataforma de vendas, um público bem definido, uma boa oferta e boas estratégias de marketing

Plataforma de Vendas

Pode ser sincera, ok? Quando você decidiu começar com um canal de vendas fora das redes sociais, optou por plataformas com valores mais baixos ou gratuitas, certo? Mas você não está errada! Contudo, o que é necessário entender é a usabilidade da plataforma a longo prazo. Queremos que suas vendas online aumentem à medida que seu negócio cresce, certo? A plataforma que você usa hoje, conseguirá acompanhar esse crescimento?

Atualmente existem plataformas simples e com bons valores no mercado. Ao escolher a ideal para você, avalie os seguintes fatores:

A Nuvemshop por exemplo, é um canal planejado especialmente para lojistas jovens que estão começando suas vendas online. É intuitiva, com fácil usabilidade e possui uma grande comunidade com conteúdos de aprendizado gratuito! Além disso, ela também é capaz de atender a grandes fluxos de visitantes sem apresentar problemas com a navegabilidade. Em outras palavras, é uma das melhores opções para organizar sua loja online

Público bem definido

A princípio pode parecer óbvio, mas hoje, um dos maiores gargalos dos lojistas no varejo online, é encontrar o público certo. Ao trabalhar com lojas físicas, você se comunica com qualquer possível cliente que passar na rua, mas no digital, é necessário direcionar seus esforços ao público certo para gerar vendas. 

"Mas quanto mais pessoas eu falar, mais eu vou vender!”. Não é bem assim que as coisas funcionam no e-commerce. A internet é um grande oceano e você não é o único pescador. Se você deposita esforços desnecessários com um público que claramente não é o seu, o investimento se torna gasto. Todas as suas estratégias  e métodos perdem o valor, pois você está falando com um público muito grande mas está se comunicando uma parcela muito pequena, aquela que realmente pode se tornar cliente. 

Contudo, definir e nivelar o seu público é um trabalho diário. Portanto, comece hoje com ações muito simples em canais que você já entende:

Boa oferta

Mas vocês querem que eu venda só promoções?” Jamais iremos te aconselhar a fazer algo assim! Primeiramente não é uma estratégia muito efetiva acostumar seus clientes a comprar somente com valores promocionais, segundo, você precisa de lucros com a sua loja online. Além disso, a oferta é diferente da promoção. Quando mencionamos que você precisa de uma boa oferta, não necessariamente estamos falando de descontos. 

Seja como for, a oferta não se trata apenas do produto em si, mas também do que as pessoas procuram comprando da sua marca. Você pode ter preços diferentes do seu concorrente e ainda assim vender mais. Tudo depende de como você mostra o valor agregado dos seus produtos. Por exemplo, em um e-commerce de panelas de ferro fundido, qual as vantagens além do produto em si o cliente pode ter? Comprando uma panela de ferro, você terá itens de cozinha versáteis e elegantes, poderá preparar receitas incríveis, terá um produto de alta durabilidade que dura anos. 

O argumento de venda pode ser muito mais forte que o preço no varejo online. Você só precisa encontrar as justificativas certas!

Marketing

o fator mais polêmico de todos! Ainda não existe um consenso entre muitos profissionais sobre o Marketing para vendas online, mas podemos dividir com você um pouco da nossa expertise. 

Atualmente, quando falamos de estratégias de marketing para o e-commerce, o primeiro pensamento é: tráfego. O tráfego pago tem se tornado muito popular entre os lojistas do varejo online, justamente por trazer resultados um pouco mais rápidos que outros canais. Sim, a mídia paga é responsável por grande parte do processo, mas o que não te contaram ainda é: ele não vai rodar sozinho se os outros processos da sua loja online estiverem mal estruturados. 

Por exemplo: você tem potencial de investimento para o Meta Ads (Antigo Facebook Ads), mas o cadastro de produtos na sua loja não está completo, as fotos são de baixa qualidade e o checkout é lento e complicado. No final de tudo, o investimento para levar aquele visitante para sua loja foi desperdiçado, mas não por causa do tráfego, mas sim por falhas na loja online

O conceito do marketing é muito amplo e você não deve limitar a sua visão somente a uma estratégia. Dentro desse nicho, há diversos canais a se trabalhar como o marketing de influência, e-mail marketing ou o marketing de conteúdo. 

Em outras palavras, a ideia do Marketing deve ser trabalhada em conjunto com outros pilares. Ou seja, você não pode fazer um bom marketing se não tiver um público bem definido e você não tem um bom público se não tem uma boa oferta. Tudo está interligado e uma pequena falha no caminho, pode atrapalhar todo o processo. 

O e-commerce tem vários caminhos, mas apenas um começo

Todos os dias, nosso time lida com diferentes lojistas dos mais variados nichos, desde e-commerces de moda à gôndolas para supermercados. Cada negócio possui suas particularidades e entendemos cada um de uma forma diferente. Para começar defina seus objetivos com uma loja online e o  comprometimento com aquele canal. 

Sei que já podem ter falado diferente, mas suas vendas online não vão acontecer sozinhas. É necessário se dedicar diariamente, como faz na sua loja física e isso vai exigir mais de você. Vai exigir mais noites de sono, vai exigir mais investimentos, vai exigir que você saia de uma zona confortável. Mas a verdade é que: dar o primeiro passo de maneira correta, vai garantir que os frutos dos seus esforços sejam recompensados!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados