Chatbot para iniciantes: tudo o que você precisa saber
Os chatbots chegaram para revolucionar a maneira como as empresas se comunicam com o seu público. Tem como principal objetivo simplificar a forma de interação entre consumidores e fornecedores.
Mas, antes de aprofundar um pouco mais nos benefícios você sabe o que é um chatbot? Do inglês, chat significa bate-papo e bot é uma abreviação de robot (ou robô em português).
Entre os benefícios da utilização dos chatbots, podemos citar a otimização do tempo de resposta de eventuais contatos e dúvidas formulados pelos usuários, a entrega de informações precisas e maiores resultados na geração de leads.
Atualmente, é comum encontrarmos o uso dessa tecnologia por grandes empresas, tais como Facebook, Twitter e Google, de modo que muitos usuários não sabem diferenciar o atendimento realizado por uma pessoa física daquele realizado por uma ferramenta virtual chatbots.
Há 4 maneiras de se utilizar os chatbots para melhorar o relacionamento com seu cliente:
- Ajudar pessoas com dúvidas,
- Prover informações,
- Dar sugestões de serviços ou produtos,
- Realizar automaticamente reserva de pedidos.
Independentemente do segmento e porte da empresa, a tecnologia do chatbot está disponível para quem deseja a utilizar.
Como funciona um chatbot?
Chatbots são serviços usados para realizar conversas automatizadas, e que utilizam regras pré-definidas ou inteligência artificial.
A utilização da inteligência artificial permite que, a cada conversa, a interação com o cliente flua de uma maneira mais natural possível, afastando, assim, respostas que podem ser vistas pelos usuários como mecânicas e robotizadas.
Quando utilizado inteligência artificial o chatbot tem a capacidade de auto-aprendizagem durante as conversas. Assim ele consegue compreender o que o usuário escreve e formular respostas de acordo com o contexto.
Já o chatbot configurado por regras é orientado por comandos e respostas pré-definidas durante sua criação. Desta forma, quando o chatbot se deparar com alguma pergunta fora do contexto criado ele não saberá como responder.
Chatbot com regras exige conhecimento sobre o público-alvo, clientes e entendimento sobre como esse consumidor se relaciona com a marca, sem contar o conhecimento sobre o processo de venda e mercado como um todo na criação das regras, condições e mensagens automáticas.
É importante destacarmos que o comportamento dos chatbots é implementado na criação do serviço, sendo observado a atividade da empresa contratante e os objetivos por ela buscados.
Uso prático de chatbot
Os chatbots com inteligência artificial utilizam as técnicas de machine learning (aprendizado de máquina), o que proporciona uma grande fonte de conhecimento para formular conversas e o aumento da capacidade de lembrar de diálogos anteriores tidos com o mesmo cliente.
Vejamos dois exemplos práticos do uso de chatbots:
Fala Clara
A Clara é uma mentora virtual criada para ajudar empreendedores a superarem seus desafios.
Quando iniciada uma conversa com a Clara, ela faz algumas perguntas a fim de entender o perfil e desafios que o usuário está passando no momento.
Com base em todas as conversas anteriores, tidas com outras pessoas, ela consegue guiar e buscar a solução ideal para cada situação construindo jornadas de aprendizado com o usuário.
Uber
Outro exemplo de sucesso de chatbot integrado com outros serviços é o Uber, que utiliza o Facebook Messenger para permitir que seus usuários solicitem viagens diretamente pela mencionada rede social, sem a necessidade de abrir o seu próprio aplicativo.
Vantagens em utilizar chatbot
O uso de chatbot nas empresas também proporciona diversos benefícios, tal como a sua utilização como uma ferramenta de marketing digital. Entre os benefícios podemos destacar:
- Potencialização do atendimento ao cliente: o tempo de resposta ao cliente é minimizado por não depender de um atendente real, podendo ser usado desde o primeiro contato de um cliente em potencial até a ajuda de clientes com dúvidas sobre os produtos e/ou serviços ofertados pela empresa.
- Geração de novos leads: com os chatbots é possível melhorar a divulgação dos serviços e produtos da empresa. Isso facilita a segmentação e avaliação de como a abordagem de clientes em potencial deve ser feita, tendo como base suas preferências já detectadas pela ferramenta virtual.
- Aumento das vendas: a melhora na segmentação dos leads também influencia no número de vendas, uma vez que estas podem ser realizadas diretamente pelo chatbot. Por possuir um procedimento muito simples e indutivo para o usuário, o chatbot consegue prover todas as informações necessárias e levar à conclusão do pedido.
- Reforço de marca: é possível personalizar a maneira que o chatbot irá interagir com os seus usuários, aderindo à identidade de comunicação já utilizada pela empresa nos relacionamentos com os seus clientes reforçando a presença da marca.
Podemos concluir que os chatbots estão revolucionando a maneira como as empresas e seus respectivos clientes se relacionam, sendo esta uma realidade tangível a todos. Já pediu comida no iFood?
Seja reduzindo custos, melhorando a experiência dos usuários ou aumentando as vendas, o seu impacto é muito significativo na logística de uma empresa, motivo pelo qual essa promete ser uma ferramenta que só tem a crescer e evoluir nos próximos anos.
Qual a sua opinião sobre o uso dos chatbots? Compartilhe conosco. Assine também nossa newsletter para acompanhar mais conteúdos sobre chatbots e marketing digital.