Checklist SEO: como criar conteúdos para serem encontrados pelo Google
90% dos consumidores pesquisam na internet antes de comprar, segundo o SPC Brasil. Por outro lado, em mais de 70% das buscas do Google, apenas as primeiras páginas de resultados tiveram cliques, segundo a Advanced Web Rankings. O que estes números querem dizer?
Conteúdo funciona. Porém, para que tenha resultados melhores, ele precisa ser otimizado com o Search Engine Optimization (SEO), processo que pode se tornar simples com uma boa checklist SEO.
Quer saber como?
Checklist SEO
Para garantir que todo conteúdo de seu site esteja otimizado, a checklist SEO é uma excelente ferramenta. Com um passo a passo simples, você poderá compartilhar com sua equipe os cuidados mais importantes, garantindo a qualidade de sua estratégia.
Mas vale lembrar que cada empresa possui suas necessidades específicas e pode ser que sua checklist precise de adaptações. Hoje, separamos uma sugestão inicial. Confira:
1. Defina as palavras-chave
As palavras-chave são o coração da estratégia de SEO. São elas que vão mostrar aos buscadores sobre o que tratam as páginas. Escolha uma ou duas principais e trabalhe com sinônimos no texto para que não fiquem repetitivas. Lembre-se: o conteúdo precisa ser natural.
Dê preferência a palavras de cauda longa — palavras específicas, que têm concorrência menor e atraem um público mais qualificado. Em vez de "tênis", por exemplo, use "loja de tênis em são paulo".
2. Escreva títulos otimizados
Os títulos se tornarão a title tag de seu site (o texto que aparece como link nos resultados de busca) e também as headlines (as tags h1, h2 e assim por diante). Estas são as meta tags mais importantes em seu HTML em termos de otimização, pois são prioritárias para os buscadores.
Por isso, os títulos precisam conter palavras-chave e ser atraentes para os usuários. Ao mesmo tempo em que ajudarão no ranqueamento, eles devem chamar a atenção dos leitores para que, de fato, acessem a página após encontrá-la.
3. Crie conteúdo original
Conteúdo original, relevante e atualizado é a melhor estratégia para um bom posicionamento nos buscadores. Evite, ao máximo, copiar conteúdos de outras fontes — o conteúdo duplicado é penalizado pelo Google. Se quiser reproduzir materiais de outras fontes, procure fazê-lo ocasionalmente.
Nestes casos, existem alguns cuidados que podem ajudar, como o uso da canonical tag, uma tag que informa ao Google qual é o conteúdo original, evitando a penalização. A canonical tag deve ficar na sessão do HTML, com o link do site onde o material foi postado originalmente.
4. Fique atento à escaneabilidade e à usabilidade
Toda página deve ser fácil de visualizar e de usar. Para melhorar a escaneabilidade, use parágrafos, títulos e intertítulos, além do negrito ou itálico quando considerar que facilitarão a leitura. Use também imagens para tornar o texto mais atraente.
Para melhorar a usabilidade, são necessários ajustes técnicos, como aumentar a velocidade de carregamento das páginas, garantir que seus menus e links sejam fáceis de entender e usar e que a navegação seja intuitiva.
5. Otimize URL e meta tags
Já falamos sobre as title tags e headlines, mas há outras tags que precisam ser otimizadas. É o caso da description, que aparece abaixo do link nas buscas, e da alt text, que descreve as imagens no site para que possam ser lidas pelo Google. Ambas precisam ter palavras-chave estratégicas, sempre de forma natural.
A URL também é essencial. Ela deve ser curta, fácil de memorizar, além de conter as palavras-chave. De preferência, use hífens para separá-las, por exemplo: www.meusite.com.br/checklist-seo
6. Use links internos e externos
Os links internos aumentam a permanência dos usuários em seu site. Já links externos aumentam o valor do site para o Google. Quanto maior a qualidade das páginas para as quais seu site aponta, melhor ele será visto pelo buscador. Ambos devem estar presentes sempre que necessário.
As técnicas de SEO estão em constante transformação, mas, com cuidados básicos, você terá uma excelente base para começar! Agora que você tem sua checklist SEO, que tal compartilhar sua experiência nos comentários?