Como usar o gamification a favor do time de vendas?
Não é uma tarefa fácil encontrar um método capaz de engajar todos os membros de seu time de vendas. Profissionais de alto e médio desempenho são motivados de formas diferentes. Planos personalizados para cada vendedor são caros e demorados, além disso, nem todos respondem às mesmas estratégias tradicionais.
Devido à sua grande complexidade e baixo custo, o Gamification é uma excelente opção. Ao longo deste post, abordaremos como a gamificação pode ser utilizada para engajar colaboradores, permitindo que a equipe tenha uma motivação extra para alcançar suas metas de vendas. Boa leitura!
Evite forçar os colaboradores a participar
Em um estudo recente, a Wharton School — entidade ligada à Universidade da Pensilvânia (que oferece os melhores cursos de administração do mundo) — descobriu que o Gamification tem, de fato, efeito positivo sobre a performance profissional.
Todavia, o mesmo estudo aponta que a gamificação, para trazer resultados positivos, deve ser implantada com cautela. Os colaboradores não devem se sentir forçados a participar, sobretudo, aqueles de alto desempenho.
Grandes vendedores querem fazer bem o seu trabalho e não ter suas comissões cortadas ou reduzidas. Eles não querem, de modo geral, gastar tempo em outra coisa que não seja vender e ganhar. O melhor que sua empresa pode fazer é facilitar suas atividades, dessa forma, evite forçar o envolvimento desses profissionais em ações com vistas a ajudar outros a se desenvolverem.
Motive o seu time de vendas com a perspectiva de ganhos ilimitados
A estrutura ideal de incentivos para o time de vendas é aquela em que as comissões não têm um teto. Na verdade, 79% das empresas que não limitam os ganhos de seus vendedores atingem ou excedem suas metas de vendas. Se você tem experiência em lidar com profissionais de alto desempenho, esse número não deve ser exatamente uma surpresa.
Para que todos os colaboradores se envolvam em sua iniciativa de gamificação, esta ideia de não limitar os ganhos dos vendedores pode funcionar como a colherzinha de açúcar que ajuda a tomar o remédio. Se o prêmio não tem um valor máximo pré-definido em seu jogo, certamente todos os vendedores, incluindo os de maior desempenho, irão se empenhar mais.
Elabore um modelo de Gamification com múltiplos vencedores
Para o seu time de vendas como um todo, as competições podem ser realmente estimulantes. Além de compartilhar as melhores práticas, elas geram vencedores motivados por aumentar seus ganhos e obter o reconhecimento de seus pares, o que é muito significante para incrementar os resultados de qualquer negócio.
Todavia, o mais importante é a capacidade do Gamification de incentivar os vendedores medianos a atingirem melhores desempenhos. Dessa forma, jogos com mais de um vencedor são mais eficazes para aumentar a moral e a performance da sua equipe do que competições estruturadas em torno de um único prêmio.
Se você refletir seriamente sobre o assunto, perceberá que prêmios únicos podem desmotivar todos os que não venceram, sobretudo aqueles que tiveram maus desempenhos.
Você deve desenvolver táticas que nivelem o campo de jogo, a fim de incluir todos os membros do time de vendas, tomando os cuidados necessários para que o design do Gamification seja atraente, também, para os melhores vendedores.
Se você gostou das dicas do post, curta nossa página no Facebook e fique por dentro das novidades!