Como vender calçados na internet através dos melhores marketplaces

Se você chegou ao universo do E-commerce agora, certamente já ouviu a palavra “marketplace” algumas vezes. Antes de mais nada, o marketplace é um e-commerce mediado por uma única empresa, que “empresta” sua plataforma para que outros lojistas possam cadastrar e vender seus produtos. Dessa forma, o consumidor tem acesso a uma variedade maior de produtos e marcas podendo efetuar o pagamento em um mesmo carrinho.

O marketplace é uma boa alternativa para varejistas de calçados que querem se consolidar no mercado digital. Além disso, podemos considerá-los como uma escola para aprender a logística do varejo online e como funciona o e-commerce.

Neste artigo, vamos mostrar os principais marketplaces para venda de calçados e quais vantagens eles vão trazer para o seu negócio.  

Zattini

Pertencente ao Grupo Netshoes e fundada em 2014, o Marketplace Zattini se consolidou como uma das gigantes de moda lifestyle. Uma das vantagens desse marketplace, é a presença em plataformas mobile, desktop e app; essa variedade de canais possibilita o maior acesso do consumidor. É ideal para vender calçados na linha dos básicos como rasteirinhas, botas e tênis. Além disso, você também encontra: 

A Zattini não exige valores fixos, os custos são somente em cima da comissão de cada venda. Os repasses são feitos duas vezes ao mês, dessa forma, o vendedor não precisa aguardar 30 dias para receber por suas vendas.

Dafiti

Atualmente conhecido como o maior e-commerce no segmento de moda da América Latina, com cerca de 30% dos consumidores brasileiros acessando mensalmente, o Marketplace Dafiti também está presente na Argentina, Chile e Colômbia. Apesar de possuir grande renome no setor de moda, este marketplace também possui uma categoria exclusiva para calçados. Por ser focada em moda lifestyle, assim como na Zattini, é ideal para vender botas, sandálias, tênis de passeio e outros calçados básicos.

O programa de envios da Dafiti, se responsabiliza pela entrega de pedidos por todo o Brasil sem custos adicionais para o vendedor. Além disso, a empresa oferece a possibilidade de divulgar produtos de seus parceiros em seus canais oficiais.

O processo de aprovação de cadastro pode levar até cinco dias, contudo após aprovados, os produtos automaticamente estarão à venda. Todavia, a Dafiti aceita somente lojas virtuais cadastradas com CNPJ e as taxas de comissão podem variar de 25% a 30% por venda.  

Netshoes 

A melhor alternativa para comercializar calçados esportivos, o Marketplace Netshoes é o maior e-commerce desse nicho na América Latina. Mensalmente, acumula cerca de 54 milhões de visitantes únicos, além de estar presente em plataformas mobile e desktop.

É um marketplace presente há mais de 13 anos no mercado digital, focado somente em uma divisão de produtos. Portanto, se  você trabalha com a categoria de calçados esportivos, esse é o canal ideal para atrair um público qualificado. Além disso, a Netshoes também oferece boas condições para o vendedor:

Mercado Livre

Maior e mais conhecido marketplace do Brasil, o Marketplace Mercado Livre contabiliza em média cerca de 3.000 buscas por segundo no site. Diferente de canais de marketplace que focam em um nicho específico, o Mercado Livre oferece 2.800 categorias e subcategorias de produtos. É um dos marketplaces mais populares do país e atualmente é conhecido pela velocidade na entrega. 

Para ser um vendedor profissional  no Mercado Livre, é  necessário possuir CNPJ, ou seja, é um canal que abrange grandes lojas e também pequenos negócios. O ML exige a emissão de nota fiscal para movimentações de logística utilizando os meios de envio da própria plataforma.

Apesar de ser um canal mais complexo, é fundamental que os varejistas de calçados marquem presença nesse marketplace, principalmente pelo alto volume de tráfego. 

De maneira simplificada, o cadastro de produtos também conhecido como “anúncio”, está dividido em 2 modalidades: Clássico e Premium. Cada anúncio possui um tempo de permanência e porcentagem de comissão diferentes, conforme sua categoria e segmento. Cabe ao vendedor avaliar cada um e escolher o mais benéfico para seu negócio e produto. Veja:

Importante lembrar 

Dentro do Marketplace, o vendedor precisa se adequar ao padrão de qualidade estabelecido pela plataforma. Isso inclui: imagens dos calçados em boa qualidade, boas descrições e entregas dentro do prazo. Vale lembrar que todos os marketplaces se destacam pelas boas práticas no atendimento e ética em vendas.

Se você quer começar a vender calçados e investir nessa categoria, o ideal é abrir um MEI ou CNPJ para atender às exigências para qualquer negócio online. Dentro de todas as conformidades da lei, você fará um investimento lucrativo e futuramente poderá investir no seu próprio e-commerce.

No varejo online, o ideal é sempre estar presente em mais de um marketplace, se encontrou plataformas que correspondem ao seu público, basta analisar os custos e taxas para se cadastrar. Com o tempo, você entenderá melhor quais canais trazem mais retorno, assim como os produtos de melhor saída.

Portanto, lembre-se: o ponto principal é entender o nicho e o público do seu negócio para escolher o melhor marketplace para sua marca de calçados.

Quer aprofundar mais seus estudos sobre marketplaces? Não deixe de ler nosso artigo sobre os benefícios e desafios dessa plataforma, clique aqui para ler agora!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados