Cuidado com as métricas de vaidade no e-commerce

Atualmente, é muito fácil relacionar o número de seguidores em mídias sociais ao desempenho em vendas no e-commerce. Afinal de contas, quanto mais seguidores, mais vendas, certo? Errado! Se você ainda não conhece as métricas de vaidade, precisa ficar atento, pois elas não apontam para lugar nenhum na sua loja virtual e não são dados importantes para tomada de decisões. 

Afinal, o que são métricas de vaidade?

Resumidamente, as métricas de vaidade são indicadores e dados que não representam resultados concretos para o seu negócio. Dessa forma, não são relevantes para tomar decisões importantes sobre estoque, investimento ou equipe de funcionários, por exemplo. Elas passam a falsa sensação de êxito nas suas ações, quando na verdade, os números que você precisa buscar, estão fora das mídias sociais.

As métricas de vaidade são números que não possuem influência tanto no marketing quanto na sua loja virtual. Para um e-commerce, as mídias sociais devem agir como um ponto de partida, o primeiro contato de um possível cliente com o seu negócio.

O que acontece no processo de vendas, independe do número de curtidas em uma foto no Instagram, por exemplo. Agora, um e-commerce com uma boa estrutura, será o responsável por uma futura venda. No mercado digital, o marketing evolui juntamente com o seu negócio, com indicadores que realmente fazem a diferença, como a taxa de conversão ou o ticket médio. 

Conheça as principais métricas de vaidade — e evite-as!

Existem diversas métricas de vaidade que fazem os lojistas perderem o sono. Às vezes, mesmo que não sejam realmente importantes para o e-commerce, esses indicadores acabam gerando ansiedade e até prejudicando a sua motivação. 

Em momentos de crise, nossa tendência é procurar uma causa óbvia e rápida para tentar resolvê-la com mais agilidade. Mas optar por colocar esforço em um canal, com base em métricas pouco relevantes, é uma armadilha. 

A seguir, vamos te mostrar as principais métricas de vaidade e porque você não deve se preocupar tanto com elas. Veja:

Curtidas e Likes

À primeira vista, um grande número de curtidas pode parecer um trunfo. Suponha que você usou um vídeo no Instagram ou Tik Tok para divulgar um novo produto. 

As curtidas provindas desse post, não necessariamente estão relacionadas à marca ou ao produto em si. Um usuário pode curtir um conteúdo por diferentes motivos: uma música que está em alta, pela transição de imagens, por alguma roupa ou pela copy usada.  

As curtidas são métricas extremamente vagas. Você pode receber poucas curtidas na foto de um produto que vende bem na loja virtual, por exemplo. Portanto, essas métricas de vaidade são, talvez, as mais perigosas. 

Número de Views

Assim como likes, o número de views em um conteúdo de mídias sociais, não faz muito sentido quando o seu objetivo são vendas. Uma postagens com poucos views pode ter trazido boas vendas, assim como novos clientes em potencial. 

Se o seu objetivo é melhorar a busca e compra de forma orgânica, lembre-se que o crescimento é gradativo e não ocorre em poucos dias.

Ainda assim, as mídias sociais terão pouca influência quando a sua marca já é forte no mercado e as ações de venda são assertivas, assim como uma loja virtual com uma boa estrutura. 

Seguidores

Em qualquer mídia social, o número de seguidores pode parecer um indicador expressivo. Se as pessoas estão seguindo a página da sua marca, é por que querem comprar, certo? Não! O usuário pode seguir sua página por diversos motivos:

Seja como for, o número de seguidores não diz nada sobre o seu negócio ou quanto você pode vender. 

Métricas de vaidade: aprenda a evitar

Qual a régua para medir os seus resultados hoje? Quando o lojista está perdido sem saber por onde começar a analisar o seu negócio, é muito fácil cair nas métricas de vaidade. Os principais indicadores de desempenho do seu negócio, não estão nas mídias sociais. 

O foco da presença digital, deve ser sempre aumentar suas vendas, faturamento e estreitar o relacionamento com seus clientes. Se baseando em métricas erradas, você desperdiça tempo e recursos em ações que não terão efetividade

Evite dedicar tanta atenção aos números das redes sociais. Crie o hábito de monitorar os dados da sua loja virtual constantemente. É de lá que virão os sinais de alerta para o seu negócio e também as boas notícias! 

No e-commerce, existem diversas métricas importantes que farão toda a diferença no seu negócio. Leia o artigo do blog, clique aqui!

As métricas de vaidade podem seduzir, cuidado!

Pode ser sincero, ver a suas páginas nas mídias sociais crescendo com tanto elogios e curtidas gera até uma motivação, não é mesmo? Não estamos dizendo que a presença digital não possui sua importância, porém, ela é apenas o suporte para um negócio de sucesso. 

Quando o seu e-commerce tem processos bem estruturados e gera uma boa experiência, as vendas virão até você, independente das redes sociais. 

Então, você quer curtidas ou quer vendas?

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados