Entenda a importância da Recompra para a saúde do seu e-commerce
Vender todos os dias para novos clientes, é um indicativo de que a sua loja virtual está crescendo! Mas há outro indicador importante para observar no mercado digital: a recompra no e-commerce, é o melhor indício de que a qualidade de produtos e atendimento é satisfatória para seus clientes!
Contudo, um e-commerce pode levar anos até que a taxa de conversão na recompra seja tão alta quanto outros canais como a mídia paga, por exemplo. Neste artigo, vamos mostrar a importância da recompra para a saúde do seu e-commerce e estratégias para aumentar os valores.
A importância da recompra no e-commerce
Atualmente, é muito comum que as empresas invistam pesado em estratégias de tráfego pago para alcançar cada vez mais clientes. Porém, o que ninguém te contou, é que um e-commerce saudável é sustentado pela recompra.
A recompra no e-commerce é um indicativo de qualidade da sua marca e dos seus produtos, além disso, indica bons índices do LTV (Lifetime Value) da sua loja virtual. O CAC (Custo de Aquisição por Cliente) também se beneficia com a recompra no e-commerce, uma vez que os custos diminuem.
Mas como melhorar a taxa de recompra e quais canais utilizar? Continue sua leitura, pois vamos explicar tudo que você precisa saber!
Estratégias de recompra no E-commerce
A recompra é um fator de sobrevivência para sua loja virtual. Pode parecer uma tarefa difícil engajar e agradar clientes, mas com as estratégias certas, você terá consumidores fiéis e apaixonados pela sua marca!
Cash-back
Um recurso relativamente novo, mas pode fazer toda a diferença para a recompra no e-commerce. O cashback, é um benefício onde o consumidor recebe uma parcela do valor gasto na sua última compra.
O cashback se mostrou uma estratégia efetiva para fidelizar clientes, aumentar o ticket médio e incentivar a recompra. A devolução do valor pode ser feita através de transferências para uma conta bancária ou o mais popular: créditos para compras futuras na loja virtual.
Cupom
Um dos recursos mais comuns no e-commerce. Em média, um cliente pode levar até sessenta dias para comprar novamente na sua loja. O cupom é um gatilho para trazê-lo de volta, além disso, também estimula o consumidor a gastar um pouco mais com a sua nova compra.
Apesar de ser muito popular no varejo online, o cupom deve ser usado de forma assertiva. Neste momento, você deve entender bem o seu público quais os benefícios que agregam para ele. Apesar do desconto ser o mais comum, você também pode oferecer outros benefícios como frete grátis, frete fixo ou brindes,por exemplo.
Remarketing
A repetição é a mãe da venda! Às vezes, seu cliente pode estar completamente satisfeito com seus produtos e com a experiência, mas não é todo dia que vai lembrar de comprar na sua loja virtual. Neste recurso o tráfego pago é um aliado da recompra no e-commerce!
Com uma boa segmentação de público, criativos atraentes e a distribuição de mídia em locais estratégicos, você vai lembrar constantemente os consumidores a voltarem à sua loja virtual.
Prova Social
Os melhores vendedores da sua loja, são seus clientes! A prova social é um importante recurso para gerar confiança, identificação e garantir a recompra no seu e-commerce.
Ela é um importante estímulo de compra, uma vez que seus clientes podem contar suas experiências com determinados produtos e ajudar a gerar desejo por eles. Bons exemplos de provas sociais, são avaliações em plataformas como Google Business, comentários em publicações e feedbacks em redes sociais.
Você pode criar uma sessão apenas com depoimentos das suas clientes na sua loja virtual, ou dedicar posts fixados nas redes sociais. O importante é deixar essas avaliações visíveis!
Quais os melhores canais para impulsionar a recompra no e-commerce?
Muito bem! Agora que você já entendeu a importância da recompra no e-commerce, hora de aprender onde aplicar suas estratégias. Atualmente o varejo online está presente em diversos canais de comunicação e relacionamento. Abaixo, separamos os principais:
E-mail Marketing
O e-mail marketing é um canal de vendas e relacionamento de alta-performance, você precisa apenas focar nas estratégias certas e trabalhar para coletar leads qualificados. Diversas plataformas de e-mail, fornecem a opção de segmentações e fluxos de automação avançados. Dessa forma, você pode enviar campanhas específicas para um determinado público, como aquele que não efetuou nenhuma compra há mais de trinta dias, por exemplo.
Redes Sociais
Atualmente, as redes sociais são um importante ponto de apoio para o e-commerce. É um canal de comunicação direta com seu público, o melhor local para entender as dores dos seus clientes e quais os melhores benefícios para eles.
Trabalhar com ações de interação exclusiva para sua audiência, engaja quem já acompanha a marca e mantém boas expectativas nos seguidores que compram de forma recorrente. Além disso, é o melhor canal para gerar desejo, expectativa e gatilhos de escassez.
O WhatsApp é hoje o aplicativo de mensagens mais usado pelos brasileiros. A venda por este canal ainda possui números expressivos, uma vez que diversos consumidores necessitam do atendimento humano para tirar dúvidas e comprar.
Assim, você pode usar esse recurso a seu favor, criando grupos como promoções exclusivas, lançamentos e listas de transmissão.
Tráfego Pago
O público brasileiro atualmente, é um dos que mais investe em canais de mídia paga no mundo. Os benefícios oferecidos pelo tráfego, vão de reconhecimento de marca a ações de venda diretas. Porém, você também pode usá-lo para melhorar a taxa de recompra no e-commerce, trabalhando com ações específicas para o público que já comprou na loja e oferecendo bons benefícios para uma nova compra. Os canais de tráfego mais populares no varejo online são:
- Meta Ads
- Google Ads
- Tik Tok Ads
A recompra no e-commerce, é um fator de sucesso
Todos os dias, novos clientes chegam à sua loja, consomem seus conteúdos e compram seus produtos. Independente de como chegaram até a sua loja virtual, o importante é quando e como vão voltar.
Clientes comprando novamente de forma espontânea e recomendando a sua marca, são o melhor indicativo que o seu e-commerce está no caminho certo! Isso mostra que o cliente se identifica com a marca e encontra bons benefícios para comprar outras vezes.