Entenda as vantagens de migrar sua loja de roupas para o digital
Pode parecer um pouco confuso a princípio, mas um dos maiores obstáculos para lojistas no setor de moda, é vender demais. Calma! Vamos explicar para você: os consumidores brasileiros estão cada vez mais dispostos a comprar na internet. Com mais pessoas em casa, a melhor forma de manter as vendas é usar as redes sociais, certo?
Contudo, quando vender se torna um transtorno para a sua empresa? É no exato momento em que há um fluxo de pedidos tão alto, que você e seus funcionários mal conseguem atender a todos.
Com isso, começam as mensagens sem responder, demora no andamento de pedidos ou atrasos no atendimento. Além disso, você ainda precisa lidar com a demanda da sua loja física, gastos em ações e mídias. Quando você se dá conta, está no meio de uma bola de neve sem fim.
Se o seu negócio chegou a esse ponto, é esse o momento de migrar para o digital. Vender online tem sim seus desafios, mas a compensação e benefícios são muito maiores. Ao acertar a mão nos processos e logística, as vendas fluirão perfeitamente, e sua única preocupação será expandir e faturar mais com a sua empresa.
Nesse artigo, vamos te mostrar os maiores benefícios de migrar a sua loja de moda para o e-commerce. Você vai perceber que o digital oferece inúmeras vantagens de venda e alcance para sua marca.
Funcionamento 24hrs
Eventualmente, o principal entrave de uma loja física é o horário comercial. Você pode estender o seu horário de atendimento, começar mais cedo ou fechar mais tarde, mas no final das contas, sempre haverá um horário de fechar. Em uma loja online, não existe horário de funcionamento, seu e-commerce funcionará vinte e quatro horas por dia, permitindo que sua audiência compre seus produtos em qualquer horário e local.
Desafogar o atendimento
Em uma loja online, seus atendentes são a descrição do produto e as imagens. Quando bem elaborados, estes dois elementos trabalham por si só para efetuar a venda. Dessa forma, seus funcionários ficarão à cargo de tarefas logísticas importantes para o funcionamento da loja online, como despacho de pedidos, por exemplo.
Com seu e-commerce bem estruturado, é possível desenhar uma boa jornada de compra, desde o primeiro contato do consumidor até o pós-venda. Assim, você cria boas experiências, garante a recompra e clientes fiéis à sua marca.
Mas não se esqueça de que ainda assim, é necessário haver um responsável pelo atendimento online para esclarecer quaisquer dúvidas dos consumidores.
Automatização de processos
Uma das maiores necessidades dos varejistas de moda atualmente, é entender a sua audiência e qual o valor que seu produto gera para elas. Dentro das plataformas digitais, é possível mensurar resultados concretos de venda, fazer controle de estoque, entender quais os produtos mais vendidos e o faturamento mensal da empresa. Com base nessas informações, é possível efetuar planejamentos comerciais assertivos.
Além disso, os processos de Marketing também se beneficiam da automação da loja online, uma vez que com o Instagram Shopping por exemplo, é possível gerar tráfego para o site e diminuir o caminho do consumidor para a compra.
Maior alcance
Uma loja online é como uma vitrine nacional. Seus produtos estarão ao alcance de qualquer pessoa no território brasileiro ou internacional. Com a ajuda de ações de Marketing, você engaja o seu público e constrói autoridade para sua marca.
Em qualquer lugar, existe uma pessoa à procura do seu produto, a loja online vai te possibilitar chegar até ela. Além disso, com um e-commerce, você garante bons índices de recompra e otimiza o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) da sua empresa.
Integração
No varejo online, integrar a loja online a outras plataformas é uma estratégia que gera somente benefícios. Marketplaces e Instagram Shopping por exemplo, podem fazer toda a diferença no faturamento mensal da empresa, uma vez que podem alcançar diferentes públicos em cada um.
Mas atenção! Como um varejista do setor da moda, é necessário entender e analisar cada canal antes de investir. No Instagram Shopping por exemplo, você aproveita o engajamento da sua audiência para vender . Sendo assim, é preciso criar conteúdo que gere valor para o seu produto.
Antes de tudo, você também precisa entender alguns pontos
Mesmo com todas as vantagens, o comércio eletrônico ainda possui desafios e barreiras a serem quebradas. Mesmo que hoje a internet esteja presente na rotina, a era digital começou há pouco mais de vinte anos. Ainda é um período recente para estruturar uma linha de pensamento em vendas, existente há séculos.
Entenda que antes de mais nada, somente meios e ferramentas, não são o suficiente para para vender online. Para se estabelecer no e-commerce, é preciso possuir uma cultura digital, entender o universo do varejo online e como funciona a mente do novo consumidor. O varejo online e o físico possuem estratégias e logística completamente diferentes, você não vai vender na internet, da mesma forma que vendia na sua loja física.
O entendimento do mercado online e como funciona cada setor de um e-commerce, vai te ajudar a tomar decisões assertivas e otimizar o seu investimento. Mas para isso, é necessário que você abandone antigos processos e abra sua mente para uma nova metodologia de vendas.
Não aposte seu negócio em um terreno alugado!
Qualquer canal que traz vendas e faturamento, é benéfico para o seu negócio. Porém, você precisa se atentar à movimentação do mercado. Se há uma década o Facebook era considerado uma ferramenta inovadora, hoje, já está obsoleta. As redes de entretenimento vão ganhando novas formas de acordo com a demanda da audiência.
Você vende muito no Instagram agora, mas e se amanhã ele for a rede social obsoleta? Será inevitável migrar o seu negócio novamente, se adaptar a uma nova produção de conteúdo e permanecer dessa forma até que uma nova rede mais popular surja.
Marketplaces, redes sociais e WhatsApp, são sim ótimos canais de comunicação com a sua audiência, porém, são plataformas instáveis que podem sofrer quedas de público a qualquer momento. Além disso, rígidas políticas de uso podem contribuir para diminuir o seu alcance.
Todavia, o ideal, é sempre aliar um e-commerce próprio a outros canais. Assim, você sempre terá a garantia de uma loja virtual estável em que você estará no controle das ferramentas, não o contrário.
Quer transformar sua loja em um e-commerce de moda de sucesso? Converse com uma expert! Clique aqui→