Entenda como é a jornada do consumidor em seu site
Se você já tem um negócio online sabe que a forma de atrair um cliente é totalmente diferente do offline. No ambiente offline, o cliente é impactado por um anúncio na TV ou jornal, vai até a loja, combina o preço com o vendedor e leva o produto para casa.
Já no meio digital, o consumidor tem a necessidade de tomar a própria conclusão sobre o que é melhor para ele. Mesmo sendo impactado por anúncios já citados, busca na internet mais informações acerca do produto e só depois toma a decisão.
Essa mudança é chamada de jornada do consumidor e, se você ainda não conhece esse termo, não se preocupe que explicaremos. Confira!
O que é jornada do consumidor?
É um modelo criado para entender em qual estágio do processo de compra o cliente está. Com base na busca do cliente — geralmente por meio das palavras-chave — os setores de marketing e vendas entregarão as informações corretas e úteis para esses usuários.
Em suma, a jornada é dividida em 3 estágios:
Consciência
O consumidor expressa os sintomas de um potencial problema ou alguma necessidade.
Consideração
Nessa etapa o potencial cliente já conseguiu identificar claramente qual é o seu problema ou necessidade.
Decisão
O consumidor sabe como solucionará o seu problema e busca opções.
Com isso, a jornada do consumidor se torna um guia primordial para as estratégias do marketing de atração, retenção e fidelização dos clientes.
Quais são as etapas da jornada de compra?
Como dito, a jornada pode ser dividida em 3 estágios, mas, na prática o que é cada uma?
Consciência
Como é o passo inicial da jornada, o consumidor ainda não sabe muito bem qual é o seu problema e, muito menos, como resolvê-lo. Por meio dos buscadores, o consumidor buscará resultados que se aproximam do seu provável problema.
Os profissionais de marketing, por meio de análise das palavras-chave, criarão conteúdos para esclarecer e mostrar para os consumidores os possíveis problemas ou necessidade que têm.
Consideração
Já nessa etapa, o consumidor conseguiu identificar possíveis soluções para o seu problema ou necessidade. Com isso, o futuro cliente começará a avaliar as alternativas para o seu problema e fará uma pesquisa mais aprofundada a respeito.
Os conteúdos acabam tendo como ponto principal o senso de urgência. Um exemplo de urgência é quando o médico avisa o paciente que tem uma grave doença e precisa ser curado rapidamente. Por isso, o consumidor dificilmente resolverá o seu problema em um momento anterior.
Decisão
Ocorre após o consumidor ter entendido melhor qual é o seu problema e avaliado quais são as alternativas para resolvê-las. Nesse momento o cliente irá ao mercado pesquisar qual empresa oferece a melhor solução para o seu problema. E nesse estágio, as empresas começam a mostrar qual é o diferencial perante as concorrentes.
Chegada essa hora, as empresas precisam estimular o potencial cliente a solicitar uma demonstração ou realizar um contato. Essa estratégia deixará que o cliente avalie as opções de maneira mais profunda, já que tirará todas as dúvidas.
Por isso, conhecer bem a jornada do consumidor ajudará na elaboração de suas estratégias para atração, retenção e fidelização dos seus clientes. Além de possibilitar a melhora no atendimento ao seu público-alvo, fará com que sua empresa conheça ainda mais sobre o produto ofertado.
Se você gostou do nosso artigo sobre a jornada do consumidor, compartilhe nas suas redes sociais e acompanhe as novidades na fanpage da Onlinesites.