Entenda como escolher a melhor plataforma para sua loja virtual

Começar uma loja virtual não é tarefa fácil. Se você conheceu o digital há pouco tempo, com certeza se deparou com inúmeros desafios, afinal, vender online exige processos completamente diferentes de uma venda física. No entanto, a boa notícia é que com o comércio eletrônico crescendo no Brasil, surgem cada vez mais soluções e ferramentas para te conduzir nesse processo.

A primeira etapa para construir uma loja virtual de sucesso, é escolher uma plataforma responsiva que atenda às necessidades do seu negócio, com fácil acesso para você e sua equipe.

Ao escolher qualquer ferramenta para começar o seu e-commerce, analise cuidadosamente suas condições para evitar investir demais no começo e receber pouco retorno. Neste conteúdo vamos explicar passo a passo como escolher uma plataforma para loja virtual que se encaixe no seu negócio.

Como escolher uma plataforma para sua loja virtual

Primeiramente, você precisa entender que o sucesso de um e-commerce depende de vários fatores, a plataforma é somente uma delas e mesmo assim, não é responsável por resolver todos os problemas.

O importante, é estudar qual plataforma se encaixa no momento em que o seu negócio se encontra. Muitas empresas que começam do zero, por exemplo, depositam muito investimento em grandes plataformas e ferramentas para a loja virtual, já visando lucros em curto prazo. Como escolher uma plataforma para loja virtual 

Não é errado criar metas para o futuro, mas dependendo da etapa em que a empresa se encontra, investir muito em plataformas muito caras, pode prejudicar outros pontos. Se você está começando uma loja virtual do absoluto zero, entenda que há o período de estruturação e testagem até suas vendas começarem a engatar. Lembre-se: com um passo de cada vez, você vai consolidar o seu e-commerce e firmar sua marca no mercado! 

Quais os tipos de plataforma existentes?  

Atualmente, existem quatro tipos de plataformas para loja virtual. Cada uma possui características singulares. Para escolher o modelo ideal para sua loja virtual, é necessário se atentar a fatores de customização, segurança e usabilidade. Confira:

Proprietária

Essa plataforma necessita de uma licença para uso de fonte e é desenvolvida por terceiros, em outras palavras, é necessário a contratação de um profissional da área de TI para trabalhar nos processos. Sendo assim, talvez não seja a melhor opção para quem quer começar do zero uma loja virtual.

Open Source

Caracterizada principalmente por ser gratuita e possuir código aberto. Porém, de toda forma, ela poderá gerar gastos no processo de implantação e manutenção. Um dos maiores problemas desse modelo, está na segurança que pode ser comprometida, uma vez que o código aberto pode ser acessado e modificado por qualquer pessoa ou empresa com profissionais qualificados da área. 

Licenciada

Neste modelo, o código fonte é desenvolvido por terceiros e dessa forma, é necessário possuir uma licença para a construção da loja virtual. Essa plataforma, também requer uma equipe de TI para gestão e manutenção do seu site.  

SaaS

SaaS é a sigla para Software as a Service. Em síntese, é um software que inclui vários tipos de serviços em um só lugar, a fim de facilitar a gestão e manutenção da loja virtual. Nesse modelo, é possível emitir nota fiscal, gerenciar fluxo de caixa, controlar estoque, dentre várias outras funcionalidades, tudo por meio de uma única plataforma.

Além disso, possuem atualizações periódicas, menor tempo de implementação, baixo custo e alta performance. Atualmente, diversas empresas conhecidas no meio , utilizam plataformas SaaS, como a Resultados Digitais (RD Station), Netflix ou o próprio Google Drive, por exemplo. 

Por que usar uma plataforma SaaS?  

As plataformas SaaS já possuem uma infraestrutura tecnológica que oferece soluções e recursos a curto e longo prazo. São mais intuitivas e fáceis de utilizar. Com apenas alguns treinamentos você já terá habilidade suficiente para entender o funcionamento da plataforma e executar processos importantes.

Além disso, elas possuem o time de desenvolvimento por trás de toda a estrutura, que trabalham constantemente para oferecer novas soluções e funcionalidades para fazer o seu negócio crescer. No mercado, existem diversas plataformas para sua loja virtual e você pode escolher a que se encaixa melhor no momento do seu negócio.

Quais as melhores plataformas SaaS?

Se você está começando um negócio online e quer abrir a sua loja virtual, há diversas opções de plataformas no mercado. Listamos as cinco mais populares e que são ideais para empresas de qualquer porte. Confira:

Loja Tray

A Tray está no mercado há 15 anos e atende lojistas de pequeno e grande porte. Uma característica importante, é que essa plataforma oferece planos pré-estabelecidos, contando com recursos e valores diferentes para cada um. Além disso, ela também possui integração direta com 18 marketplaces, dentre eles, o Mercado Livre. Sendo assim,  todos os dados de produto, estoque, vendas, fiscal, são integrados e consolidados em um único painel.

A Tray também conta com suporte especializado, gerenciamento e vendas via celular, conversão de vendas, código aberto para personalizar seu site, entre outras funcionalidades.

Loja Integrada

A Loja Integrada é uma plataforma simples que propõe a criação da sua loja virtual e quatro passos: 

  1. Criação da loja virtual gratuitamente em 5 minutos;
  2. Configuração de domínio, meios de pagamento e etc;
  3. Personalização do site pelo próprio lojista sem a necessidade de um designer ou programador;
  4. Inserção de produtos, fotos, descrições, estoque, entre outras informações, e sua loja estará pronta para vender.

A Loja Integrada é ideal como uma plataforma de entrada. Ela oferece funcionalidades voltadas exclusivamente para negócios pequenos, já que nela, você encontra fornecedores e consegue analisar qual é o melhor para o seu negócio, além de elaborar valores para seus produtos de forma competitiva e criar sua estratégia de marketing. É possível gerenciar também o fluxo de caixa da sua loja.

Além do plano gratuito, ela também possui pacotes pagos que oferecem mais benefícios. Mas atenção: a simplicidade dessa plataforma é justamente o motivo de uma possível troca no futuro. Quando suas vendas começarem a fluir com constância, ela pode não ser a ferramenta ideal para suprir o número de compras e visitas. 

WooCommerce

O WooCommerce é um plugin do Wordpress, uma plataforma para hospedagem de sites e blogs. Esse plugin é gratuito e possibilita a criação de uma loja virtual a partir de códigos abertos. Assim como outras plataformas, ele oferece soluções e ferramentas suficientes para começar uma loja virtual do zero, como: gerenciamento de estoque, cadastro de produtos e diversas opções de pagamento.

Assim também como a Loja Integrada, é uma solução de curto prazo, fora que para algumas configurações, ainda será necessário auxílio de  um profissional de T.I. 

Nuvemshop

A Nuvemshop possui diversas funcionalidades, como gerenciamento de produtos de forma simples e rápida, automatização de vendas com segurança, integração com marketplaces e redes sociais e além disso, conta com sua própria ferramenta de marketing, auxiliando a análise de performance da sua loja virtual.

Esta plataforma é muito indicada para pequenas empresas por possuir interface simples e intuitiva, já que possui layout personalizável.

Wbuy 

Uma das vantagens da wBuy é a integração da loja virtual com um blog. Se o seguimento da sua loja for de um nicho específico, o blog é a ferramenta ideal para alavancar o SEO e gerar autoridade da marca com conteúdos qualificados.

Dois pontos importantes, são a infinidade de métodos de pagamento e envio de produtos. Com essa gama de possibilidades, o lojista pode escolher as opções mais vantajosas para o seu negócio. 

O maior gargalo da wBuy porém, está na sua interface, que é menos intuitiva que outras plataformas. Justamente por possuir muitas opções, as configurações são mais complexas, o que pode não ser ideal se você está começando sua loja virtual agora e não tem muito contato com ferramentas digitais. 

No cenário geral, listamos e avaliamos as plataformas citadas na tabela abaixo, assim, vai facilitar o entendimento dos benefícios de cada uma para a sua loja virtual!

Vantagens de escolher uma plataforma SaaS para sua loja virtual 

Para que seu e-commerce funcione perfeitamente e as vendas fluam, é vital que a plataforma possua um sistema responsivo, intuitivo e que sustente o fluxo de visitas e vendas. O modelo SaaS oferece diversas vantagens, desde a usabilidade à segurança. Veja: 

Baixo Custo

Com a possibilidade de adquirir planos separados por quantidades de visitas e cadastro de produtos, por exemplo, você pode investir em planos menores e à medida que seu negócio for crescendo, reavaliar os valores e verificar a possibilidade de investir mais. 

Atualizações Gratuitas

Por possuir uma infraestrutura pré-estabelecida, as plataformas SaaS ganham upgrades e atualizações para otimizar o seu e-commerce constantemente. Toda falha de configuração e bugs são corrigidos pela equipe de gestão e programação da plataforma, possibilitando a melhoria contínua e o fácil acesso do lojista a novas ferramentas de venda e marketing.  

Integração de Marketplaces

O Marketplace é como um grande shopping center digital, um local para ampliar o seu potencial de vendas e a visibilidade dos seus produtos. As plataformas SaaS possibilitam a integração da loja virtual com uma grande variedade de marketplaces como Mercado Livre e Magazine Luíza e Americanas, por exemplo. 

Implantação

As lojas virtuais construídas com plataformas SaaS, possuem um menor tempo de implantação. Por já possuírem uma interface pré-pronta, os ajustes necessários serão para processos internos do e-commerce, cadastro de produtos e customização da loja virtual.

Além disso, por serem mais intuitivas, a curva de aprendizado em uma SaaS é maior. Em outras palavras, mesmo um lojista com pouca experiência digital, já estará apto a usar a plataforma com poucos treinamentos. 

Suporte 

As plataformas SaaS são desenvolvidas por empresas de tecnologia, sendo assim, há um time de profissionais para gestão e suporte de toda a operação. Em caso de falhas no sistema ou instabilidades, por exemplo, você pode recorrer diretamente ao suporte da empresa para solucionar qualquer problema. 

Da mesma forma, a troca de experiência com o suporte ao longo do processo, sua equipe de e-commerce poderá adquirir novos conhecimentos sobre a loja virtual e suas funcionalidades.

A plataforma é só o primeiro passo de um grande processo

Em síntese, o modelo SaaS é o mais indicado para lojistas que estão ingressando no mercado digital. Possuem melhor usabilidade, ótimo custo benefício e atendem às demandas de uma loja virtual. Ao escolher uma plataforma para loja virtual, você deve se atentar principalmente aos benefícios que ela vai fornecer aos processos internos do e-commerce.

No final, independente da sua escolha, o importante é estar comprometido com seu negócio. Tenha em mente que a loja virtual por si só, não fará suas vendas, mas sim o conjunto de elementos e processos. Você pode adquirir a melhor e mais cara plataforma do mercado, mas se não possuir boas imagens ou descrição de produtos, por exemplo, suas vendas vão estagnar.

O comércio eletrônico requer a mesma dedicação que a loja física. Esteja sempre atento aos produtos do seu estoque e tendências do mercado. Estude novas ferramentas e estratégias para alavancar a autoridade da sua marca. Somente dessa forma, seu e-commerce vai trilhar o caminho certo para o sucesso! 

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados