[Guest Post] O que é Gestão?
Se investigarmos as funções da administração, teremos 4 funções básicas: planejamento, organização, direção e controle. Assim, a capacidade gerencial de qualquer empresa ou pessoa, está diretamente ligada à sua capacidade em lidar bem com essas funções.
Podemos acrescentar ainda uma frase muito usada no mundo dos negócios: não se pode gerenciar o que não se pode medir. Dessa forma, o medir faz parte do controle e, esse controle tem um fim específico: gerar números que serão usados para a tomada de decisão.
No segundo Café Online da Onlinesites, falamos sobre os desafios da gestão integrada de negócios e quero usar aqui um capítulo do meu livro, Olhar Empreendedor – reflexões para atitudes, para exemplificar isso.
Vamos imaginar a seguinte situação: você é um motorista profissional e recebe a missão de levar uma carga Belo Horizonte para a capital do Acre.
Entretanto, ao iniciar a viagem você recebe descobre que retiramos de seu caminhão o velocímetro, o hodômetro (instrumento que mede a distância percorrida em Km), o marcador de combustível, o GPS, o relógio e o indicador de temperatura do motor. Também providenciamos a retirada de todas as placas indicativas da estrada (distância, trevos, semáforos e faixas de regulamentação).
Diante disso, pergunto-lhe: você conseguirá chegar ao seu destino? E se conseguir, será no tempo planejado e no custo pretendido? Com certeza não!
Você não conseguirá cumprir o seu objetivo. Ou você ficará sem combustível, ou perderá muito tempo abastecendo em todo o posto que vir pela frente. Mais ainda, se você não conhecer a estrada, perderá tempo pedindo informações ou se aventurará por trevos desconhecidos. Tudo isso porque, lhe tiramos seus instrumentos de gestão. Os seus indicadores!
Assim como neste caso, a empresa e as pessoas que nela trabalham necessitam de instrumentos de gestão para a tomada de decisões. Caso contrário, passaremos a ser meros resolvedores de problemas.
Os indicadores são nossos instrumentos de gestão que nos permitem corrigir rumos, acertar custos e a enxergar oportunidades de melhoria ou ameaças aos nossos objetivos.
Para que a gestão integrada ocorra, cada uma das áreas (Comercial, Financeira, Operações e Pessoas) precisam ter seus indicadores interligados para que o gestor consiga gerenciar bem o negócio.
Normalmente, o principal indicador que os empresários costumam seguir de perto são os indicadores financeiros, mas, de nada adianta controlar as finanças, se não houver a venda, a produção ou a entrega. Precisamos dessas outras partes para que o faturamento aconteça.
Apesar de ter dito que a área financeira é uma área que os empresários costumam seguir de perto, eles nem sempre seguem da maneira correta, pois a maioria se preocupa apenas com o caixa, esquecendo-se dos custos. Aliás, finanças de uma forma geral, é um grande peso para as pessoas e para as empresas.
No dia de nossa transmissão, Ricardo Reis, um de nossos participantes afirmou e nos perguntou:
“Acredito que programas de educação financeira nas escolas podem acordar novas gerações para a importância da independência financeira. Mas como podemos impactar pessoas adultas, que não atentaram para o tema, até mesmo a importância de contratar uma consultoria empresarial?”
Minha resposta: da mesma forma como estamos agindo com as crianças! Educando e ensinando, por mais penoso que seja. A informação e o conhecimento é a única arma que temos para ensinar as pessoas a mudarem o mindset (modelo mental do passado). Se uma empresa precisa ter indicadores em todas as suas áreas, nós como pessoas, também!
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afeções e enfermidades”. Ou seja, até no conceito de saúde prega-se o equilíbrio com outras áreas.
Por fim, parafraseando a OMS, saúde para uma empresa é “um estado de equilíbrio e integração entre finanças, mercado, pessoas e operações”.
Pensem nisso e, se quiserem me contatar procurem por professormarcosfabio nas redes sociais ou acessem www.professormarcosfabio.com.br. Até mais.
____
Este artigo foi escrito por Marcos Fábio, que é professor, consultor, empresário e sócio-diretor da Formatar Consultoria e Assessoria em Gestão de Negócios, ele foi nosso segundo convidado do Café Online.
Gostou do artigo? Compartilha com seus amigos e aproveite mais dicas acompanhando as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn