Loja Completa no WhatsApp Business? Conheça a nova função de pagamento do app

Whatsapp Icon Line Connection of Circuit Board

O WhatsApp é um importante aliado para vendas e relacionamento com o cliente. Só no Brasil, mais de 120 milhões de usuários usam o aplicativo como principal fonte de comunicação. 

Se você vende pela internet, certamente tem o WhatsApp como instrumento de atendimento. No contexto econômico e social da atualidade, a tendência é que cada vez mais pessoas comprem pela internet e com isso, vem a necessidade de se atualizar constantemente sobre as ferramentas oferecidas pelo aplicativo  para ampliar negócios. 

Recentemente, a empresa anunciou que os novos recursos para o WhatsApp Business, possibilitarão todo o processo de venda dentro da plataforma. Diariamente, são enviadas cerca de 175 milhões de mensagens para contas comerciais, ou seja, uma infinidade de negócios podem ser fechados através do aplicativo. 

Novos Recursos 

Apesar da grande adesão de consumidores e lojistas ao WhatsApp para fazer vendas, o pagamento ainda precisa ser feito por outra plataforma. Esse espaço de tempo em que o consumidor precisa recorrer a outro canal para finalizar a compra, pode ser decisivo. 

Com essa premissa, o WhatsApp Business vai oferecer a possibilidade de todo o processo de compra ser realizado dentro da conversa. As novas atribuições, prometem expandir as funcionalidades do catálogo de produtos e oferecer opções de pagamento dentro do app. Imagine: em uma única conversa, você pode expor seus produtos, esclarecer as dúvidas dos clientes e oferecer as mesmas formas de pagamento que um marketplace, por exemplo. 

A nova ferramenta vai facilitar o processo de vendas e relacionamento, principalmente para novos empresários que estão começando seus negócios e testando canais de compra. 

Outra novidade anunciada pela plataforma, é o Facebook Hosting Services, um serviço de hospedagem de mensagens que visa gerenciar serviços de atendimento. Essa função será voltado especificamente para pequenas e médias empresas já habituadas a usar o Facebook e o WhatsApp Business para vendas. 

A pandemia e o isolamento social, exigiram soluções rápidas para o comércio levar produtos e serviços ao consumidor final, sem que ele precisasse sair de casa. Com um serviço de hospedagem integrando duas das maiores redes sociais do mundo, o serviço de atendimento ao cliente não será prejudicado nem atrasado  em caso da necessidade do home office. 

Em seu blog oficial, o app também anunciou que o WhatsApp Business começará a cobrar por determinados serviços, mas não esclareceu quais. 

Para que o WhatsApp também continue a crescer como empresa, passaremos a cobrar por alguns dos serviços que oferecemos a nossos clientes comerciais. No entanto, continuaremos a oferecer e a ampliar nossos serviços gratuitos de mensagens e ligações de voz e de vídeo, que são protegidos com a criptografia de ponta a ponta, para mais de 2 bilhões de pessoas.”

Aparentemente, serviços essenciais e básicos permanecerão gratuitos para contas comerciais, um grande alívio para comerciantes que dependem do aplicativo para vender e se relacionar com clientes. Porém, não foi confirmado se as novas funções serão pagas ou não. É possível que o WhatsApp Business lance uma linha de serviços exclusivos, sendo assim, será necessário avaliar a possibilidade de investimento na plataforma. 

Não foi informado por exemplo, se serão exigidas taxas por venda efetuada como no marketplace. Se for cobrado um valor fixo pelos serviços, pode ser mais vantajoso para as empresas investirem em vendas pelo aplicativo, já possuindo todas as ferramentas essenciais e pagando um preço regular pelo uso. No final, o importante é o comerciante avaliar qual investimento é ideal para o seu negócio e qual lhe trará resultados.  

Um novo passo para a ascensão do E- commerce?

O Facebook vem avançando cada vez mais em soluções para e-commerce dentro de suas plataformas, oferecendo ferramentas para otimização de anúncios pagos e marketplaces. Não é para menos, com cerca de 2,271 bilhões de usuários ativos, hoje, é a rede social mais acessada do mundo.

Mal nos acostumamos com um “novo normal” e agora estamos diante de outro. A ascensão da era digital unida à crise ocasionada pela pandemia, fez crescer a demanda por meios fáceis e rápidos de fechar negócios. Nos últimos meses nos deparamos com uma crescente de lojas virtuais e adesão a marketplaces, com isso, novas ferramentas surgem para acompanhar esses avanços. 

Transformar o WhatsApp Business em uma vitrine online com um “vendedor particular”, é um grande passo para que pequenos e médios negócios possam estabelecer competitividade com os gigantes do mercado. Afinal, os consumidores não presentes nas plataformas comuns de venda, estão presentes no WhatsApp. 

O WhatsApp Business se tornará uma espécie de Marketplace? A princípio pode parecer que sim, porém, o conceito do Marketplace se baseia na ideia de uma empresa mediando diversos produtos de diferentes fornecedores em um mesmo local, criando um grande shopping online. Portanto, a menos que o consumidor possa ter acesso a outras categorias de produtos dentro da mesma plataforma, o WhatsApp continua funcionando como um chat de atendimento, porém agora, com meios de pagamento adaptados para facilitar a compra e venda, assim como aplicativos de delivery como Ifood e Uber Eats por exemplo. 

Ainda que as ferramentas estejam se atualizando cada vez mais, o bom relacionamento com o cliente ainda é uma das bases para vendas de sucesso. O bom atendimento reforça a credibilidade da marca, do produto e posição da empresa diante dos consumidores que a procuram.

Ainda não usa o WhatsApp Business para vender? Clique aqui e aprenda a configurar sua conta!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados