Marketing de Influência: como gerar vendas com influencers digitais
A luta das empresas nessa década, é pela atenção. Nos últimos anos o digital se consolidou como canal principal para o crescimento de uma marca, em outras palavras, se não está na internet não existe. A consolidação das redes com conteúdo rápido como o Tik Tok e o próprio Reels do Instagram, faz crescer cada vez mais uma nova classe de produtores de conteúdo e influencers digitais.
Estes, por sua vez, são personalidades digitais que conversam com um determinado tipo de público e é claro, também se tornaram um novo nicho de canais de venda. Porém, usar um influencers em estratégias digitais requer estudo, conhecimento da sua marca e do público com quem ele conversa. Quer entender o momento ideal para fechar parceria com influencers? Continue lendo este artigo!
Entendendo o Marketing de Influência
De forma simplificada, o Marketing de Influência consiste em um conjunto de estratégias onde há um comunicador que se relaciona e conversa diretamente com um tipo de público. Além disso, esse interlocutor possui voz ativa e autoridade para influenciar a decisão de compra em favor de uma marca ou serviço.
Em outras palavras, um influencer digital vai agir como uma ponte entre o seu e-commerce e um potencial público comprador. Estratégias com influencers digitais têm boa aceitação do público, principalmente quando a ação é construída de forma natural, sem alterar o comportamento ou perfil do influenciador.
Você sabia que cerca de 43% da população brasileira já realizou alguma compra por influência de celebridades e influencers digitais? Um estudo realizado também aponta que esse índice ultrapassa outros países. Atualmente, o Brasil possui cerca de 150 milhões de usuários de redes sociais ativos, sendo o primeiro no ranking mundial onde o posicionamento de influencers é determinante na decisão de compra.
Porém, é necessário entender alguns pontos importantes antes de aderir a esse canal de vendas, afinal, contratar ou fechar parcerias com grandes influencers requer recursos e grande investimento.
Minha empresa precisa de um influencer?
Agora te perguntamos: qual o momento da sua empresa atualmente? Antes de qualquer ação no e-commerce, você precisa avaliar o tamanho do seu negócio, o caixa que pode ser investido e quais os principais objetivos com o marketing de influência.
Por exemplo, se seu e-commerce ainda é jovem e está começando com um volume de vendas expressivo, uma ação com influenciador é interessante para o reconhecimento de marca e abrir portas para o mercado online. Agora, se seu e-commerce já conquistou espaço no mercado e está decolando, o influencer pode ajudar a acelerar esse processo.
De toda forma, antes de tudo você precisa entender os gargalos do seu negócio que podem ser solucionados com essa estratégia. Do contrário, você vai aplicar um investimento muito alto em uma ação que não vai gerar os resultados esperados. Antes de dar um grande passo como este, teste todos os canais ao seu alcance, reforce sua autoridade em cada um deles. Com o tempo você vai desenvolver maturidade suficiente para entender se o marketing de influência é ideal para o seu negócio ou não.
Antes de qualquer ação de marketing sendo ela de influência ou não, você precisa olhar para a estrutura do seu negócio, encontrar os pontos de melhoria e corrigi-los. Por exemplo: se o maior impedimento de compra do seu público é o frete, por exemplo, contratar um influenciador não vai mudar as regras do jogo. Sua loja vai receber novos visitantes, mas eles vão parar o processo no mesmo lugar que os antigos.
Qual o melhor influencer para o meu e-commerce?
Se você esperava uma solução simples e certeira ao ler esse título, sinto muito te decepcionar. A verdade é que só você pode responder a essa pergunta. O digital conta com centenas de influencers, alguns que já trabalham com esse mercado há anos, outros que tiveram a sorte de viralizar e são a sensação do momento.
Como conversamos no tópico anterior, entender o momento do seu e-commerce é essencial para começar uma boa parceria. Isso vai te ajudar a definir as suas metas com uma ação massiva e encontrar influencers que possuem fit com a sua marca e os seus produtos.
Lembre-se sempre: views nem sempre são vendas. Se o seu objetivo é aumentar o faturamento, de nada vai adiantar fechar parceria com um influenciador de renome que não tem compatibilidade com o público que já compra de você.
Fortaleça os canais onde sua marca já é presente
Atualmente, a internet possui uma gama de redes sociais, algumas extremamente populares e outras conhecidas somente por um determinado público como BeReal ou Snapchat. Um influencer que possui grande engajamento em uma rede, pode não performar bem em outra; alguns nem estão presentes em todas as redes sociais. Por exemplo: se a força da sua marca está no Instagram, não fará muito sentido fechar parcerias com influencers presentes apenas no Tik Tok e vice-versa.
Além disso, você não deve apostar todas as suas fichas somente no marketing de influência. Pense: o que mais um possível cliente vai procurar na sua marca? Como você vai continuar uma conversa que o influencer começou? É essencial que você mantenha o ritmo do seu conteúdo e mostre que todos aqueles benefícios ditos por ele, são reais. Neste momento, a prova social é uma grande aliada, principalmente para um público completamente novo.
Posso ser influencer da minha própria marca?
Essa é uma tendência que cresce cada vez mais, principalmente no nicho de moda e acessórios. Uma marca construída em cima da imagem de uma “pessoa real”, ajuda a criar ainda mais vínculo com o público, uma vez que as mídias sociais são redes de consumo de estilo de vida. Nesse sentido, é mais fácil gerar desejo e influenciar na decisão de compra, uma vez que se e-commerce não é apenas uma marca, é também uma pessoa que está ali no dia a dia, compartilhando sua vida e um sonho.
Mas tome cuidado! Construir um legado digital baseado somente e apenas na imagem de um influencer — seja na sua ou de outro profissional —, pode gerar problemas no futuro, uma vez que as pessoas são encantadas pela imagem e não pela marca em si.
Mas existem jeitos simples de resolver isso: é possível se manter como estampa principal da sua marca e usar outras modelos e cenários para os seus produtos. Assim o desejo de compra sempre vai permanecer ali, independente da imagem de uma pessoa ou não.
Como tudo no e-commerce, o Marketing de Influência também é construído com testes
Existem métricas importantes para se observar ao fechar parcerias com influencers. Porém, aquele profissional pode não trazer os resultados esperados a princípio. O que resta é apenas ter calma, avaliar os frutos da ação e entender os pontos de melhoria.
Por isso, ao usar o marketing de influência, sempre comece com pequenos passos. Você pode contar com bons influencers regionais de pequeno e médio porte, e aos poucos entender se será benéfico para o seu negócio investir em profissionais de alcance nacional.