Marketing digital para público B2B e B2C: será que funciona mesmo?
Acredite ou não, existe uma diferença enorme entre vender um produto para uma empresa e negociar diretamente com um consumidor. Certamente, em ambos os casos o comprador é uma pessoa, entretanto, a experiência prática mostra que cada tipo de mercado deve ser tratado com abordagens únicas.
É justamente daí que surge o assunto do marketing para B2B e B2C — uma prática que vem ganhando destaque e aumentando significativamente a força de marcas. E aí? Quer aprender um pouco mais sobre o assunto? Acompanhe o artigo que preparamos e aprimore seus conhecimentos!
Marketing para B2B e B2C
Como abordamos rapidamente na introdução, podemos segregar o marketing em duas abordagens macro: para empresas, ou Business to Business (B2B) e para consumidores, ou Business to Consumer (B2C).
Quando você comercializa em um contexto B2B, existe a necessidade de focar a lógica do produto/serviço e os recursos que ele pode oferecer. A abordagem é totalmente voltada a entender os compradores organizacionais e como eles operam dentro dos limites de suas atividades.
Por outro lado, o marketing B2C deve ser mais direto, emocional e preparado para demonstrar os benefícios do produto/serviço. Além disso, é importante oferecer ao público uma linguagem mais simples e veiculada em canais variados — diferentemente do B2B
Aplicação do funil de vendas
O funil de vendas é uma prática já conhecida e testada. Ela consiste, basicamente, em direcionar o cliente durante etapas:
- topo: converter o usuário em um possível comprador;
- meio: convencimento;
- fundo: demonstração da solução oferecida pela empresa.
Por que tratamos desse tema? Simples! O princípio do funil de vendas se aplica a ambos os tipos de operação, tanto a B2B quanto a B2C. Apesar disso, a empresa é responsável por aplicar suas estratégias com base no público. Veja um exemplo disso no próximo tópico.
Estratégia B2B x estratégia B2C
Para demonstrar de forma clara a diferença entre os dois públicos, trouxemos um caso prático. Imagine uma empresa que comercializa uma loção para a pele que, além de hidratar, alivia coceiras.
Se o cliente é do público B2B, ele estará mais interessado nas características e qualidades técnicas da hidratação. Já no caso do público B2C, os consumidores terão um interesse maior em diferenciais atrativos, como o alívio da coceira.
Soluções especializadas
Não restam dúvidas de que uma campanha de marketing pode ter muito mais sucesso quando a empresa compreende como segregar estratégias de marketing para B2B e B2C. Nesse caso, é comum produzir para ambos os segmentos e daí surge uma relevância ainda maior de estruturar a divulgação.
Em complemento às informações que trouxemos, uma dica válida é contar com o suporte de um parceiro especializado em marketing para B2B e B2C. Dessa forma, é uma garantia de que todos as etapas do marketing serão cumpridas com excelência e a empresa poderá tirar grande proveito desse investimento.
E então, leitor? Sua empresa diferencia o marketing para consumidores do marketing para empresas? Caso tenha gostado deste material, aproveite para assinar nossa newsletter e receber os artigos que produzimos em primeira mão!