Novo Marketplace: entenda como vender na Shein

Após sua ascensão no mercado brasileiro nos últimos dois anos, a Shein vai abriu as portas para o e-commerce brasileiro. Com seu novo programa de afiliados, a gigante chinesa de moda fast fashion abriu as portas para vendedores locais. Mas calma! Assim como qualquer marketplace, existem pontos positivos e negativos a serem considerados. Neste artigo, vamos explicar tudo que você precisa saber para vender na Shein. 

Quem é a Shein?

Antes de mais nada, vamos entender um pouco da história da Shein e como ela vem conquistando cada vez mais consumidores no mundo todo. Fundada em 2008 pelo empresário Chris Yu, a Shein iniciou com a proposta de unificar moda e acessórios em uma única plataforma. Atualmente, é possível encontrar artigos de cama, mesa e banho, decoração e até vestuário para pets. 

Contudo, quando começou, a marca Shein, não era responsável pela produção dos produtos que comercializava, comprando em grande escala de atacadistas. Somente no ano de 2016, a empresa contratou uma grande equipe de designers para criar a sua própria marca. Além disso, começou a dispensar fornecedores que ofereciam produtos e imagens com qualidade ruim.

Por dois anos consecutivos (2021-2022), o app da Shein ultrapassou a Amazon em número de downloads e o novo padrão de consumo resultado da pandemia, só aumentou a popularidade de uma marca que só vinha crescendo nos últimos anos. 

Shein: um modelo de negócio eficaz e bem sucedido

Assim como grandes marcas de sucesso, a Shein investe diariamente em otimizações na sua plataforma e estratégias objetivas em sua comunicação. Aqui no blog da Weethub, você encontra um artigo onde pontuamos pontos chaves que fazem da Shein, uma gigante do comércio eletrônico. Clique aqui para ler!

Além disso, os preços competitivos, planos de fidelização como pontos e cupons e a antecipação, foram estratégias chave para conquistar o público brasileiro aos poucos. Enquanto muitos varejistas brasileiros começam suas campanhas sazonais (Dia Das Mães, Carnaval, Dia dos Namorados etc.) sem planejamento ou comunicação, a Shein trabalha com até meses de antecipação, pois estudou o mercado brasileiro e entendeu o comportamento de compra, resultando em muitos clientes fiéis que compram de forma orgânica. 

A Shein no mercado brasileiro

Em dezembro de 2021, o fundador da Shein esteve no Brasil para inspecionar e estudar a estrutura de produção de roupas brasileiras. Mas por que esse interesse no Brasil? É simples: somos o quinto país mais populoso do mundo, assim como o quinto maior produtor mundial de algodão. 

Em 2022, a Shein abriu as portas para o mercado brasileiro com o programa de afiliados. Todas as lojas que vendem dentro do marketplace, ganham a tag de “envio nacional” e podem usufruir dos benefícios de estar presente em uma plataforma de vendas tão grande. 

Como vender na Shein

Constantemente relembramos a importância dos e-commerces brasileiros de se estabelecer em mais de um canal para multiplicar suas possibilidades e suas vendas. Atualmente, para varejistas no setor de moda, acessórios e calçados, estar presente em uma plataforma tão grande quanto a Shein, é uma oportunidade de potencializar o negócio e reforçar a marca. 

O cadastro é realizado diretamente pelo site. Diferente de alguns marketplaces brasileiros, você tem a opção de se cadastrar com CNPJ ou CPF, em outras palavras, você pode vender na Shein como pessoa física. Para o cadastro de empresas, é necessário:

Apesar do cadastro descomplicado, após enviar, a solicitação do lojista é enviada para análise e aprovação, ou seja, nem todos os lojistas que se cadastram, serão de fato aceitos na plataforma. Isso acontece pois a Shein possui alguns pré-requisitos que a marca deve possuir para manter o padrão de qualidade.

Por exemplo, fatores como estoque e faturamento são extremamente relevantes para aprovação. Como você bem sabe, os produtos da Shein possuem alto índice de vendas, com produtos saindo e entrando diariamente. Então, para vender na plataforma, você precisa de profundidade de estoque. Logo, se o seu e-commerce está na fase inicial, vender na Shein ainda não é uma opção para você. 

Para marcas consolidadas que estão aptas a vender na plataformas, você encontra os seguinte benefícios:

Benefícios oferecidos para clientes:

Vale a pena vender na Shein?

A princípio, os benefícios para vender na Shein são muito atrativos, principalmente para lojistas dos setores de moda. Porém é preciso entender que a Shein Marketplace ainda está no começo. As ofertas no começo sempre serão mais atrativas para trazer o máximo de sellers possíveis para a plataforma. Antes de começar a vender, tenha em mente reajustes de valores futuros.

Além disso, antes de vender na Shein, tenha em mente que a marca vai continuar comercializando seus próprios produtos. Um dos maiores atrativos para consumidores hoje, são de fato os preços abaixo do mercado. Então, você precisa avaliar se seu negócio possui potencial competitivo, levando em consideração os demais custos de operação. 

Posso ter sucesso ao vender na Shein? 

Em síntese, levando em consideração todos os pré-requisitos, vender na Shein é uma opção para e-commerces que já estão consolidados no mercado.

Nesse sentido, se o seu negócio possui os pré-requisitos necessários e tem profundidade para vender na Shein, saiba que será uma oportunidade única de aumentar as suas vendas e reforçar a sua marca em um novo canal.

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados