O que é funil de vendas e como ele pode alavancar sua empresa?
Como é o funil de vendas da sua empresa? Como os clientes são segmentados e como eles passam de um estágio para o outro? Qual é sua taxa de conversão? Calma. Se você não soube responder a essas questões, você precisa saber o que é funil de vendas — e estamos aqui para ajudá-lo!
No post de hoje, vamos apresentar o conceito de funil de vendas, seus benefícios e como utilizá-lo no seu negócio. Confira!
O que é funil de vendas?
Essa metodologia consiste em criar estágios de compra. Criam-se três fases, desde o conhecimento da marca até uma compra efetiva. Em cada estágio, são alocados os potenciais clientes. A partir dessa divisão, pode-se criar estratégias e ações diferentes para cada grupo, de forma mais assertiva.
Essa estratégia proporciona um melhor acompanhamento do cliente. Você não buscará um consumidor somente quando ele procurar por um determinado produto: você pode abordá-lo antes mesmo que ele saiba que precisa daquela compra.
Para entender melhor o que é o funil de vendas, confira cada um dos estágios e sua importância.
1. Topo do funil: aprendizagem e descoberta
Essa é a primeira etapa do funil de vendas. Aqui estão os leads, ou seja, os potenciais clientes, e o objetivo é atraí-los. Os leads ainda não sabem que têm um problema ou uma oportunidade, então, nesse estágio as ações terão como objetivo aumentar o tráfego de leads.
Como é o primeiro estágio e o lead ainda não sabe da necessidade do produto ou até mesmo da marca, as informações passadas são mais globais, menos específicas.
2. Meio do funil: busca de solução
Na segunda etapa do funil de vendas, os leads já tomaram conhecimento de um problema que têm e agora buscam uma solução.
Eles já têm a ideia de compra, porém, ainda precisam de mais informações para decidir o produto certo e a marca certa. Por isso, as informações aqui podem ser mais específicas, tirando as reais dúvidas do potencial cliente e mostrando as soluções buscadas.
3. Fundo do funil: realização de uma compra
Na terceira e última etapa do funil, os leads tornam-se clientes. Ou seja, aquele lead que não tinha o conhecimento de um problema ou oportunidade de negócio passou pelo primeiro e segundo estágios e agora está pronto para realizar uma compra.
Dessa forma, o principal objetivo desse estágio é converter todo o esforço em vendas.
Quais os benefícios do funil de vendas?
Avaliando cada estágio, fica claro que o funil traz vários benefícios. Veja alguns deles:
- visão macro dos resultados;
- visão individual ou por equipe comercial;
- análise efetiva da taxa de conversão;
- conhecimento das oportunidades de mercado;
- direcionamento das ações de vendas;
- entre outros.
Como aplicá-lo no seu negócio?
Se você entendeu o que é funil de vendas e quer aplicá-lo ao seu negócio, precisa seguir um passo a passo.
1. Entender o caminho de compra
Avalie como é o processo de compra do público-alvo de sua empresa. Conheça o comportamento do consumidor: seus desejos, necessidades, soluções e meios de busca de informação.
2. Definir as mudanças de estágio
Agora, avalie o momento em que seu lead passa de um estágio para outro. Por exemplo, entenda o que o faz buscar uma solução a partir do conhecimento do problema.
3. Definir etapas
Defina as etapas do funil de vendas. Desde o visitante no site, passando pelo lead, pela etapa de conhecimento da oportunidade e pelo momento da conversão em cliente.
4. Otimizar e mensurar
O último passo é otimizar o funil para gerar estratégias para cada etapa — ações que levarão os leads a atravessarem todo o processo. Para saber se as ações estão sendo efetivas, é preciso criar metas e avaliações, possibilitando medição dos resultados.
O funil de vendas é uma ótima metodologia, que permite alinhar e otimizar o processo de vendas. Os ganhos com essa metodologia são enormes e podem fazer a diferença para a criação de uma marca consolidada, alavancando sua empresa.
O que achou do nosso post? Conseguiu entender o que é funil de vendas? Então deixe seu comentário aqui e participe da discussão!