Qual é o momento certo de reformular o meu e-commerce?
À medida que sua loja virtual cresce, é preciso adequá-la às novas demandas e tecnologias para continuar se destacando no mercado. Dessa forma, você evita que erros e funções desatualizadas atrapalhem no processo de atração e vendas.
Para reformular um e-commerce, nesse caso, é necessário fazer uma avaliação do negócio. Depois de analisado, é possível apontar quais pontos precisam de atenção e quais devem ser mantidos como estão hoje.
Pensando nisso, nós listamos alguns pontos que são fundamentais para indicar a necessidade de uma reformulação no seu negócio online. Confira!
Otimização para buscadores
Para um site ter destaque em buscadores é preciso ser feito um bom trabalho de SEO (Search Engine Optimization). Essa prática visa colocar o site em melhor ranqueamento dentro das pesquisas feitas no Google.
Um e-commerce que não tem essa otimização para buscadores perde clientes, apenas pelo fato de não ser encontrado. Nesse caso, uma reestruturação para melhorar o ranqueamento é mais do que necessária.
Responsividade
A responsividade trata, basicamente, de como o site pode ser visualizado em diferentes dispositivos. Ou seja, um site é responsivo quando ele se adéqua a diferentes formatos de tela:
- computador;
- smartphones;
- tablets etc.
Atualmente, os clientes buscam o serviço de e-commerce nos mais variados dispositivos. Portanto, é necessário que o seu negócio consiga responder a essas demandas.
Experiência do usuário
Experiência do usuário é um termo usado para falar de todo o contato que as pessoas têm com a marca no meio digital. Assim, fazem parte disso:
- a forma como o site responde;
- o conteúdo do blog;
- o checkout;
- a forma como estão dispostos os produtos etc.
A experiência do usuário precisa ser bem trabalhada para que o processo de compra seja prazeroso.
Design do e-commerce
É necessário, regularmente, atualizar o design do e-commerce para que ele não pareça desatualizado.
Isso não significa que é necessário atualizar o site a todo momento, mas é preciso ter atenção à concorrência. Assim, evita-se que o site fique defasado em relação aos concorrentes, o que seria um ponto negativo do e-commerce.
Google Analytics
É fundamental para qualquer negócio, seja ele online ou físico, ter métricas concretas para auxiliar no processo de tomada de decisões. Assim, o site precisa oferecer a você, no mínimo, dados sobre:
- o tráfego;
- o comportamento dos consumidores;
- o retorno sobre os investimentos.
Logo, o Google Analytics — ferramenta do Google criada para analisar o desempenho de sites — pode auxiliar nessa coleta de dados. Basta que seu site esteja devidamente registrado e configurado para que seja possível coletar essas informações.
Oferta da empresa
Se a empresa passou por uma mudança — como, por exemplo, oferecer mais tipos de itens em sua loja —, pode ser necessário modificar algumas partes do site.
A reformulação do menu, dividindo-o em categorias, uma caixa de pesquisa com preenchimento automático e barras laterais de navegação podem ser necessárias para adequar o e-commerce à sua nova oferta.
Sempre é necessário fazer alguma pequena mudança no seu site, mas às vezes será preciso realizar grandes alterações para manter-se competitivo no mercado. E, quando observados os pontos em que uma adequação é necessária, é preciso tomar cuidado para não errar e causar prejuízos para o negócio.
Assim, uma das melhores saídas para otimizar seu site e atrair mais clientes é a contratação de uma equipe especializada. Eles estão acostumados com esse tipo de serviço e sabem encontrar erros, tornando-os uma boa opção para reformular um e-commerce e dando segurança para o seu negócio e para você.
Será que já está na hora de você reformular seu e-commerce? Deixe aqui seu comentário sobre o assunto!