Quero mais resultados: por que o tráfego do meu site está baixo?

Manter um bom site para a sua empresa pode gerar resultados incríveis. Com todas as estratégias desenvolvidas pelo marketing digital, os empreendedores conseguem aumentar as vendas, melhorar a visibilidade da marca e ainda conquistar uma posição de destaque no mercado. Porém, esse investimento precisa ser planejado.

Se o tráfego do site não está legal, é muito importante conhecer os motivos possíveis e como resolvê-los. Para isso, mostraremos os principais erros cometidos. Confira!

Seu site não tem conteúdo

Se o tráfego do site não está bom, uma causa provável é a falta de conteúdo. Com a internet, os consumidores ganharam acesso a muitas informações e oportunidades. É possível encontrar um produto, comparar ofertas e escolher a melhor opção. Por isso, as empresas precisam investir em informação.

O conteúdo do site atrai visitantes e mostra que a marca se preocupa em passar conhecimento. Uma boa forma é o blog. Nele, podem ser disponibilizados diversos artigos com as informações que os consumidores buscam. Essa estratégia permite aumentar o interesse sobre as soluções propostas e facilitar a conversão.

Você não utiliza o Google Analytics

Imagine que você patrocinou uma publicação nas redes sociais com o objetivo de aumentar o tráfego do site. Como saber se essa ação foi efetiva se você não tem acesso ao número de visitantes?

Qualquer que seja a estratégia adotada, não adianta tomá-la e não acompanhar seu desempenho. Você pode estar investindo dinheiro em uma ação que não gera retorno e deixando uma grande oportunidade de lado.

O Google Analytics é uma ferramenta poderosa, que pode ajudar a identificar o tráfego do site. Com ele, é possível visualizar como uma determinada estratégia surtiu efeito, se realmente foi benéfica e teve o resultado esperado.

Seu site não é responsivo

Com o avanço da tecnologia, utilizamos aparelhos móveis para ter acesso à internet cada vez mais. Segundo uma pesquisa da equipe do Facebook, em 2016, o número de brasileiros que se conectam na plataforma chegou a incríveis 102 milhões. Desse total, 93 milhões utilizam outros dispositivos além do desktop.

Esse dado sozinho já é capaz de mostrar a importância em criar um site responsivo — ou seja, que não perca a qualidade de leitura ao ser acessado por celular, tablet ou outros equipamentos.

Seu site não gera leads

O que você faz com os visitantes do site? Eles simplesmente entram, observam alguns itens e saem, sem que você obtenha dados para contato? Se esse for o caso, você está deixando boas oportunidades passarem.

Esse erro pode ser entendido como não gerar leads — ou seja, potenciais clientes, que demonstraram algum interesse em seus produtos ou serviços.

Com essa demonstração, você precisa obter pelo menos os dados básicos para manter um contato, como nome e e-mail. A partir disso, é possível enviar conteúdos e ofertas.

Uma boa opção é inserir no site algumas possibilidades de cadastro, como uma newsletter. Mas tenha atenção nesse ponto! Só peça os dados que forem realmente necessários.

Como vimos, o tráfego do site é muito importante para a saúde de um negócio online. Se você não atrai visitantes, as chances de converter as oportunidades em vendas ficam restritas. Atente-se para cada ponto destacado e não cometa esses erros.

O que achou do nosso artigo? Conhece outros erros que comprometem o tráfego? Então deixe um comentário nesse post e participe da discussão!

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados