Entenda as vantagens de usar o E-mail Marketing nas suas estratégias para vender mais

Se você é uma empreendedora engajada, constantemente buscando novos métodos de venda para sua loja online, saiba que o e-mail marketing com certeza é um canal para o seu negócio. Diferente do imaginário popular é possível usar o e-mail marketing para vender mais, basta usar as estratégias corretas. 

Como usar o e-mail marketing para vender mais?

Antes de tudo, é importante frisar que essa estratégia exige um pouco mais de paciência e análise. Cada canal de venda possui sua particularidade com o e-mail marketing, não é diferente. Você precisará usar de novos artifícios e argumentos de venda, além de uma boa estrutura para se destacar na caixa de entrada do seu cliente.  

Então, vamos começar?

Primeiros passos

Primeiramente, guarde o termo: lead, você vai ouvir e ler muito essa palavra quando começar a trabalhar com suas estratégias de e-mail marketing. Em termos básicos, o lead é uma nova oportunidade de negócio, alguém que fornece voluntariamente informações de contato para receber as ofertas da sua loja virtual.

O ideal é possuir uma boa base de leads para começar suas estratégias de e-mail-marketing, porém, há uma divergência entre muitos profissionais em como conseguir novos leads para uma base. Assim como a compra de seguidores não é eficaz para aumentar o engajamento no Instagram, comprar listas de contatos frias também não é uma opção. Por que? Pois em uma lista fria, não é possível saber o estágio de decisão de compra de um lead, ainda mais porque esse lead sequer conhece a sua empresa. 

Captar contatos através de formulários é a forma mais eficaz de criar uma base sólida, com clientes que possuem interesse legítimo nas suas ofertas. Plataformas como a Nuvemshop, oferecem formulários de cadastro embutidos no próprio layout da loja virtual,sendo assim, mesmo que sejam poucos, você pode começar suas ações de e-mail marketing e trabalhar para trazer mais leads qualificados para sua lista. 

Qual ferramenta de disparos usar? 

Atualmente existem diversas plataformas no mercado para disparar e-mail marketing. Vamos listar as duas mais populares e com bom custo benefício: 

entender que o e-mail marketing é um canal que a princípio vai exigir paciência, pois assim como outras estratégias, é preciso um período de análise 

RD Station Marketing 

Uma das plataformas mais populares e com os valores mais acessíveis. O RD Station oferece diversas funcionalidades de análise e estratégia, mesmo nos planos mais básicos. Oferece ferramentas para relacionamento e carrinhos abandonados através de e-mail marketing e o melhor: você pode personalizar a estrutura de acordo com a identidade da sua marca! 

Enfim, o RD também oferece funcionalidades como: criação de pop-ups para a sua loja virtual, automações avançadas, landing pages e segmentação de leads. Essas funções fazem toda a diferença ao construir uma boa estratégia de e-mail marketing e consequentemente, vender mais através deste canal. 

MailChimp 

Outra opção muito popular, o MailChimp é uma plataforma intuitiva e simples para empreendedores que estão em contato com ferramentas de e-mail marketing pela primeira vez. O MailChimp possui uma boa taxa de entrega e boa usabilidade. Uma das desvantagens dessa ferramenta, é não possuir uma versão em PT-BR, e todas as funcionalidades estarem em inglês, o que pode dificultar um pouco o processo para empreendedores que não estão familiarizados com o idioma. 

Ele possui uma versão gratuita que permite o disparo de mais de dez mil e-mails por mês e 2.000 novos contatos. 

As melhores estratégias de e-mail marketing para vender mais

Todo nicho de negócio pode conseguir ótimos resultados com o e-mail marketing, porém, é necessário se atentar a alguns pontos: a sua loja online não é a única em busca de atenção do seu cliente. Assim como no tráfego, por exemplo,diversas marcas e empresas entram em contato diariamente com esse lead a fim de vender o seu produto ou serviço, o que pode sobrecarregá-lo de informações ou uma rejeição do email-marketing

Como você pode driblar os seus concorrentes nesse campo? Da mesma forma que você busca fazer em outros canais de venda: criar conexões. Seu lead recebe vários e-mails diariamente, a maioria apenas com ofertas de produtos vagas e recorrentes. Agora, analisar o desempenho da sua campanha, números de cliques e produtos mais acessados, fará toda a diferença ao planejar a sua estratégia. 

Por exemplo, no nicho de moda, usar a ligação que você já possui com suas clientes em redes como o Instagram, pode fazer toda a diferença. Além disso, começar uma conversa amigável com seu lead, ao longo do tempo, vai educá-lo para abrir seus e-mails. Você pode iniciar essa conversa com um simples e-mail marketing de boas vindas, agradecendo pela inscrição na sua lista de contatos. 

O uso de várias micro estratégias, fará toda a diferença na sua taxa de abertura e consequentemente, nas suas vendas. À longo prazo, você pode usar ações macro, como:

Qualquer nicho pode usar o e-mail marketing para vender mais

Hoje, o e-mail marketing é um dos principais pontos de contato com o seu cliente. Portanto, usando as estratégias certas e criando uma boa comunicação com seus leads, esse canal vai gerar vendas e bons resultados. Mas lembre-se: tudo faz parte de um processo. Dessa forma, alguns e-commerces podem demorar um pouco mais que outros para deslanchar, mas isso não significa fracasso.

Nossa dica é: analise as métricas de cada disparo, entenda o volume de cliques e o que pode ser otimizado nas próximas campanhas. Logo, o Google Analytics pode ser um grande aliado para avaliar todos estes dados, então, esteja com o seu configurado corretamente! 

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados