Entenda como se preparar para suas vendas na Black Friday em 2023

A Black Friday está chegando! Depois do Natal, é a segunda melhor data comercial para lojistas de qualquer nicho. No Checklist da Black Friday, já te mostramos o que é necessário para potencializar suas vendas nessa data, agora, você vai entender os pilares que sustentam não apenas essa, mas qualquer ação de vendas em massa no e-commerce.

Os pilares para um pré e pós-vendas de sucesso na Black Friday

Antes de tudo, entenda que a Black Friday se baseia no conceito de liquidação. Nos Estados Unidos, a função dessa data é esvaziar os estoques para reposição de novos produtos para o Natal e Ano Novo. Ou seja, a baixa nos preços é o maior atrativo para o consumidor. 

Entenda a Black Friday é uma janela de oportunidades. Se você não prepara o seu negócio para esse período, está perdendo uma parte importantíssima do processo.

Nos próximos tópicos, vamos explicar como cada elemento contribui para a roda de produção do seu negócio como um todo.

Preparação

Antes de tudo, precisamos entender a dinâmica das vendas na Black Friday. Assim como no Natal, o consumidor está mais propício a investir em presentes ou itens da sua própria lista de desejos. Dessa forma, suas pesquisas por preços e marcas, começa bem antes do dia vinte e cinco de novembro. 

Um hábito muito comum de empreendedores do e-commerce brasileiro, é planejar suas ações e estratégias muito próximo à data da Black Friday. Este costume é um erro por dois motivos:

Mirar suas forças somente na sexta-feira é um erro, pois a concorrência conta com Marketplaces nacionais e internacionais e grandes marcas nacionais. Trabalhar uma semana, quinzena ou até o mês inteiro, pode fazer toda a diferença no seu volume de vendas — entenda que você precisa estudar as condições do seu negócio para definir a melhor estratégia. 

Não deixe que seu negócio se torne refém de prazos que provavelmente não serão cumpridos. Portanto, trinta dias de antecedência são o mínimo para definir suas ofertas, canais, brindes e comunicação.

Organização:

Sua linha de ações está definida? Muito bem! Agora é o momento de revisar toda  logística do seu e-commerce, e entender se ela pode suprir um grande fluxo de vendas. Fique atento à estes pontos em específico:

Atendimento 

O time dedicado ao atendimento como um todo (suporte e vendas), é capaz de absorver um fluxo atípico de demandas? Sempre leve em consideração que o volume do atendimento da Black Friday tende a ser no mínimo 2x maior que o normal.

Meios de pagamento 

Antes de qualquer ação, valide as formas de pagamento do seu e-commerce. Realize testes, entenda os pontos de melhoria para garantir que não haverá imprevistos ao longo da sua oferta. 

Equipe 

Sempre considere a possibilidade de contratar mais um funcionário ou um freelancer para ajudar a suprir a demanda neste período e não sobrecarregar o seu time. Manter um alto padrão na experiência do cliente, também faz parte do processo.

Plataforma

Verifique se a sua plataforma de e-commerce suporta um grande número de visitas e compras simultâneas.Sempre tenha o contato do suporte ao seu alcance para o caso de qualquer imprevisto. 

Estoque

Manter o estoque atualizado, vai te ajudar a entender o que você pode oferecer na Black Friday e se será necessário fazer novas compras para essa data. 

É importante que você mapeie todos os processos do seu e-commerce para entender pontos de melhoria e encontrar soluções com antecedência. Dessa forma, você vai evitar estresse e conflitos durante os dias de venda. 

Tecnologia

À primeira vista, parece a questão mais simples, porém, se a sua loja não está hospedada em um bom servidor ou o seu layout não tem uma boa navegabilidade, você certamente terá problemas com suas vendas na Black Friday

Nada pior para o pré-venda do que um site lento ou com erros contínuos. Dessa forma, a experiência do usuário no seu site é uma das partes mais importantes do processo. 

A Black Friday é uma data atípica, com grande número de visitas e vendas. Por isso, você deve verificar a plataforma que usa atualmente e checar com antecedência  se ela é capaz de suportar esse fluxo.

A Nuvemshop por exemplo, é uma das plataformas de e-commerce mais populares não é à toa. Sua interface é muito responsiva e de fácil acesso, até mesmo para lojistas que estão entrando no comércio eletrônico agora. Além disso, possui diversas funcionalidades, como gerenciamento de produtos de forma simples e rápida, automatização de vendas com segurança, integração com marketplaces e redes sociais. 

Marketplaces

Assim como você sabe, atualmente os Marketplaces são grandes canais de entrada para o varejo online. Hoje, é imprescindível que seu negócio esteja presente em pelo menos um marketplace, principalmente se você trabalhar com o setor de vestuário, calçados ou acessórios. 

Este ano, viveremos uma Black Friday ainda mais atípica: pós-eleição e Copa Mundo. Com eventos tão importantes ocorrendo no país, é um risco os lojistas não conseguirem reposição de produtos ao longo do mês. Portanto, se você planeja repor o seu estoque ou trazer novos produtos, o momento é agora. 

Atualmente, os marketplaces que mais se destacam entre os varejistas são o Mercado Livre, Magalu, Americanas e Dafiti. Principalmente no ML, é preciso estar atento à dinâmica de vendas para que seus anúncios não sejam rebaixados. Prepare sua equipe e não deixe para cadastrar ou anunciar produtos em cima da hora. 

Já conversamos sobre isso, mas vale a pena lembrar

A Black Friday se tornou um evento muito popular no Brasil nos últimos anos, com isso, lojistas de todos os segmentos se valem de “ofertas maquiadas” para obter lucros sem necessariamente oferecer uma liquidação. 

Aumentar os valores dos produtos pouco antes da data e vender o valor inicial como desconto, além de ser uma prática antiética, é um sério golpe no seu e-commerce. Você perde a credibilidade com o seu público e posicionamento, pois o próprio Google identifica essa mudança brusca de valores e exibe menos resultados de pesquisa com o seu domínio. 

Tentar enganar o consumidor é um passo certo para manchar a reputação da sua marca. Então, se o seu e-commerce não tem condições de oferecer uma liquidação, você pode trabalhar com outras ações:

As vendas na Black Friday, tem a mesma dinâmica de qualquer época do ano

Atualmente, você pode entender que a Black Friday é um evento atípico do ano e as ações e desenvolvimento serão realizadas somente para ele. Mas a verdade é que todos estes pilares são essenciais para o sucesso de qualquer data comemorativa. 

O e-commerce é um mar aberto para novas possibilidades. Trabalhar ações de venda com foco e dedicação, é o passo mais importante para criar uma marca sólida no mercado. 

Compartilhar artigo:

Artigos Relacionados